top of page

Saiu edital para Guarda Municipal de Niterói com 142 vagas


A primeira prova será dia 28 de abril, dá tempo para estudar


A Prefeitura de Niterói divulgou o nesta sexta-feira, 18 de janeiro o tão esperado edital do concurso público para a Guarda Civil Municipal, que já tem prova objetiva marcada para o dia 28 de abril. O período de inscrições tem início no dia 1º de fevereiro e termina às 23h59 do dia 31 de março. Estão sendo oferecidas 142 vagas, além da formação de cadastro de reserva. O concurso fora anunciado pela prefeitura em meados de 2017. O edital se encontra no Diário Oficial do Município.

O salário inicial é de R$ 2.881,27, composto por vencimento base, gratificação de risco de vida e por regime especial de trabalho. Além disso, o agente vai receber auxílio-alimentação e auxílio-transporte. Quinze vagas foram reservadas para candidatos portadores de deficiência. O Instituto Selecon, de Niterói, ficará responsável pelo concurso. O valor da inscrição é R$ 80. O último dia para o pagamento é 1º de abril, em boleto bancário. Para obter a isenção do pagamento, o candidato terá que estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O pedido de isenção deve ser feito entre os dias 28 e 31 deste mês, no site do Selecon.

O candidato com deficiência deverá enviar, entre 1º de fevereiro e 31 de março, via upload, no site, imagens legíveis do CPF e do parecer sobre a deficiência. O resultado preliminar para saber se ele pode concorrer como deficiente será divulgado no dia 16 de abril.

O processo seletivo é composto por cinco etapas: Prova de Conhecimentos; Exame Antropométrico e Prova de Capacidade Física; Exame Psicotécnico; Exame Médico; e Investigação Social e Documental. Os aprovados deverão participar de curso de formação profissional, de acordo com a matriz curricular nacional para formação de guardas, do Ministério da Justiça e Segurança, com duração prevista de três meses e exigências de desempenho e de frequência. Não poderá integrar a banca examinadora, cônjuge, companheiro (a) ou parente até o terceiro grau e afim de candidato inscrito no concurso.

Na primeira prova será dia 28 de abril, às 14h. Os candidatos devem chegar às 13h e os portões serão fechados às 13h45. O tempo de prova varia de uma a cinco horas. O teste terá questões de Língua Portuguesa, conhecimentos básicos de Direito, de Informática e do município de Niterói. O local da prova será divulgado até o dia 23 de abril no site da Selecon e da Prefeitura. Das demais etapas só participarão os aprovados nesta.

Os candidatos ao cargo de guarda devem atender às seguintes exigências: nacionalidade brasileira ou portuguesa; estar no exercício dos direitos civis e políticos e quite com as obrigações militares e eleitorais; possuir o ensino médio completo até a data da posse; ter no mínimo 18 anos completos até o dia da posse; não possuir contra si decisão judicial em ação penal, com trânsito em julgado, incompatível com o exercício do cargo; idoneidade moral; ser aprovado em todas as fases do concurso. Além de não ter sido demitido de qualquer cargo ou emprego público por justa causa e ser considerado apto em exame médico pré-admissional.

A jornada de trabalho é em escalas de 12h por 36 horas, 24h por 72 horas ou 40 horas semanais, esta última com expediente de oito horas diárias. Entre as atribuições estão: proteção dos cidadãos, da prefeitura, dos órgãos públicos municipais, preservação do sossego público e dos logradouros públicos, auxiliar a Polícia Militar no policiamento ostensivo e orientar o trânsito.

Ainda dá tempo para preparação

Segundo o coordenador do Exelência Concursos, professor Bismarck é preciso focar nos conteúdos do edital e praticar o maior número de exercícios possíveis. “São aproximadamente 90 dias para prova onde o candidato(a) deve intensificar os estudos de preferência com a ajuda de professores especializados”. Ainda sobre a prova: “O foco maior é na área de direito, porém o candidato(a), não deve menosprezar as outras áreas”, completou.

Onde estudar?

Exelência Concursos: São Gonçalo e Niterói (97696-7963/ 965362691/ 999761907)

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page