Buscar

São Gonçalo e governo do estado querem agilizar implantação de rede de esgoto


Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade do RJ pede apoio à Prefeitura no Programa de Saneamento Ambiental no entorno da Baía


Praia das Pedrinhas sofre com despejo irregular de esgoto/Foto: Divulgação

A obra de reversão da degradação ambiental do entorno da Baía de Guanabara foi tema de reunião realizada na tarde desta quarta-feira (23), na Prefeitura de São Gonçalo. O Prefeito José Luiz Nanci recebeu o subsecretário estadual de Saneamento Ambiental, Omar Kirchmeyerm, e coordenadores do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM) para discutir melhorias e verbas para a recuperação de algumas localidades do município de São Gonçalo.

O PSAM foi criado pelo Decreto Estadual nº 42.931/2011 e tem como objetivo contribuir para a ampliação do saneamento ambiental nos municípios do entorno da Baía de Guanabara. No projeto 4 pontos são os principais: implantação de rede de esgoto, ligação domiciliar, ligação intradomiciliar e tratamento de esgoto.

No cronograma do projeto estão obras de rede de esgoto nos bairros: Trindade, Itaúna, Luiz Caçador, bacia do Colubandê e Alcântara. Com isso, o encontro teve o objetivo de debater as medidas necessárias para viabilizar e dar continuidade nessas obras que se encontram com poucas verbas para maior agilidade.

- Procuramos o prefeito com a necessidade de um apoio da Prefeitura para as intervenções, visto que nos encontramos numa época de crise. Até agora, cerca de 34% das obras já estão executadas, mas faltando ainda uma grande parte. Caso consigamos retornar neste primeiro semestre de 2019, a previsão de conclusão é no segundo semestre de 2021 - afirma Omar Kirchmeyerm.

O prefeito José Luiz Nanci demonstrou a importância da inciativa para município e auxílio para o recomeço dessas ações.

- Nossa cidade se encontra com muitos problemas de saneamento básico, principalmente na rede de esgoto. Esse projeto será essencial em questão da saúde e bem-estar do gonçalense, além de acabar com o prejuízo sanitário do município - declara.


Nanci recebeu representantes do governo do estado em seu gabinete/Foto: Divulgação

#CIDADE #SÃOGONÇALO #BAÍADEGUANABARA #SANEAMENTO #JOSÉLUIZNANCI

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon