top of page

Clube gonçalense supercampeão de futsal realiza 'peneira' em fevereiro


São Gonçalo Social Clube, que conquistou sete títulos em várias categorias em apenas dois anos, seleciona novos atletas em fevereiro


Time sub 11 ganhou três títulos no estadual e carioca/Foto: Divulgação

Um clube de futsal de São Gonçalo, fundado há pouco mais de dois anos por três amigos professores de Educação Física, Roberto Chagas, Nilo Soares e Deivison Carvalho, ganhou várias competições infanto-juvenis oficiais que disputou e colocou a cidade de São Gonçalo no mapa do futsal no Estado do Rio de Janeiro.

Um fenômeno esportivo digno de registro que vem chamando a atenção dos profissionais da área, dos pais e crianças que sonham brilhar dentro das quatro linhas, não importa se nas quadras ou nos gramados Brasil afora ou no exterior.

O São Gonçalo Social Clube (SGSC), o tricolor vermelho, azul e branco, fundado em outubro de 2016 e sediado no tradicional Embaixadores Social Clube, no bairro do Camarão, reúne a molecada boleira em três categorias etárias e já supercampeãs: as subs 9, 11 e 13. Também neste ano está programada a criação dos times sub 14 e feminino para disputar as competições em 2019, e será inaugurada no dia 5 de fevereiro, no próprio Embaixadores, o núcleo de formação de atletas do clube (escolinha) que aceitará a inscrição de atletas na faixa etária de cinco a 15 anos.


Sub 9 comemora título em 2018/Foto: Divulgação

Já em 2017, com menos de um ano de fundação, foram três títulos, dois com o time sub 9, e um com o sub 11. Em 2018 foi mais um título com o sub 9 e um vice campeonato com o sub 11. Todas as conquistas ocorreram na Série Bronze dos campeonatos carioca e estadual reconhecidos e respaldados pela Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ) e Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).

Também em 2018 foram mais dois títulos no sub-11 e 13 e um vice com o sub-9 pela Associação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (AFSERJ).

Só existem quatro clubes no leste fluminense (São Gonçalo, Niterói e Maricá) que disputam competições regulares e reconhecidas pela federação da categoria.

- Nós não somos uma escolinha de futsal. Formamos atletas para conhecer e jogar bem o jogo. Tiramos deles o que há de melhor, porque com experiência e trabalho duro os resultados aparecem - observa o veterano professor Roberto Chagas, diretor do Clube e um dos treinadores responsáveis pela formação técnica e tática dos garotos, muitos deles não aproveitados em outros clubes, inclusive de campo, e que encontraram no SGSC espaço para crescerem e vencerem como atletas, além, é claro, de fortalecerem a sua autoestima.

- A autotestima é tudo para quem ainda está em formação, e aqui nós temos compromissos e responsabilidades que os garotos passam a assumir para si - emenda Deivison Carvalho, também diretor e cofundador do Clube.

O sucesso do clube nas competições, porém, tem dado dor de cabeça à diretoria. O desmonte das equipes a cada fim de temporada tem sido uma constante devido ao assédio de clubes maiores.

- A cada ano começamos praticamente do zero. Em 2017 encerramos a temporada com 42 meninos, em 2018 começamos com seis. Se não fosse a estrutura e a expertise que criamos, não conseguiríamos continuar. Mas mesmo assim conseguimos ser campeões. O SGSC se orgulha em oferecer um trabalho de qualidade no treinamento de alto rendimento, onde o foco principal é a formação integral do atleta, aqui eles sempre serão valorizados - comenta Nilo Soares, diretor financeiro, que tem como meta a aquisição de parcerias para consolidar o trabalho realizado na cidade.

Já houve, por sua vez, nesse curto espaço de tempo, casos bem sucedidos de transferência de atletas, com a ida de pelo menos cinco garotos com idades entre 9 e 13 anos, campeões e destaques do SGSC, para clubes como Flamengo, Botafogo, Fluminense e Canto do Rio. Craques consagrados como Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Felipe, Pedrinho, só para citar alguns em meio a centenas de exemplos, começaram no futsal.


João Marcelo, formado no SGSC, fechou com o Botafogo/ Foto: Divulgação

O "tricolor das quadras" reinicia seu trabalho no dia 4 de fevereiro, e fará a famosa "peneira", para as categorias sub-9, 14 e feminina na segunda semana de fevereiro para a seleção de novos atletas que irão compor os times que disputarão as competições oficiais deste ano.

Os interessados em participar devem ir em companhia de um responsável, trajando camisa branca, meião e short pretos, tênis e caneleiras. São duas avaliações e a participação é gratuita.

A Diretoria e Comissão Técnica do SGSC está montada com os seguintes nomes para 2019:


Roberto, Nilo e Deivison, fundadores do SGSC

Nilo Soares, diretor.Raphael Carvalho, treinador sub-9.

Roberto Chagas, treinador sub-11.

Fellipe Goulart, treinador sub-13.

Deivison Carvalho, treinador sub-14.

Antônio Carlos, treinador de goleiros.

Maiores informações pelos telefones:WhatApp: 99163-5143, 99484-0436, 98824-9988

Página do Facebook: São Gonçalo Social Clube


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page