Buscar

Espaço Rosa celebra Dia Mundial do Câncer com ações que elevam autoestima


Mulheres recebem apoio clínico, psicológico e material


Patrícia Silva coordena o Espaço/Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira(4), é celebrado o Dia Mundial do Câncer, que tem o objetivo de reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce no controle da doença. Em São Gonçalo, o Espaço Rosa, unidade destinada à saúde da mulher, já diagnosticou 400 casos de câncer de mama. Nos últimos meses, em média 15 pessoas recebem o diagnóstico semanalmente, após o resultado da biópsia.

Paralelo ao trabalho médico, a unidade também realiza ações de solidariedade e apoio psicológico para centenas de portadores da doença, residentes do município de São Gonçalo ou não. Uma delas é a campanha de doação de cabelos, que tem a finalidade de confeccionar perucas para pacientes em processo de quimioterapia. Somente no último ano foram 500 doações de cabelo e 250 perucas confeccionadas.

Segundo a coordenadora do Espaço Rosa, Patrícia Silva, a atividade é uma forma de mostrar que a vida não para por causa do câncer. "Temos de seguir em frente e a autoestima é uma poderosa arma de auxílio na batalha contra a doença, que afeta muito o psicológico das pessoas", conta.

Uma das beneficiadas é a Juliana Figueiredo, 32 anos, que teve o diagnóstico da doença menos de um mês após dar entrada na documentação do seu casamento.

- Descobri no banho, após passar sabonete na axila e sentir um caroço bem grande. Estava resolvendo as coisas do casamento e pensei que tudo ia por água abaixo. Ao pegar o resultado da biopsia me bateu um desespero muito grande. Logo após a primeira quimioterapia fiquei careca e foi ai que conheci o Espaço Rosa. Minha prima também está passando pela mesma situação que eu e teve o diagnóstico lá. Quando ganhei a peruca foi minha maior felicidade, mexe com nossa autoestima. Comigo, quatro pessoas da minha família estão com câncer de mama, inclusive meu pai. Estamos na luta juntos, o conforto e apoio da família faz toda diferença e além de entrar na igreja com cabelo, pude contar com a companhia do meu pai ao meu lado - ressalta.

Podem participar da campanha homens, mulheres e crianças com a doação de, no mínimo, 10 cm de cabelo. A ideia é incentivar as pessoas a cortarem o cabelo para doá-lo a pacientes que passam por tratamento quimioterápico, com o objetivo de trabalhar a saúde, sobretudo a autoestima das mulheres. As doações serão encaminhadas para uma instituição que faz esta arrecadação e transforma em perucas para doação. O Espaço Rosa fica em anexo ao Hospital Luiz Palmier, na Praça Estephânia de Carvalho, s/n- Zé Garoto.

#CIDADE #SÃOGONÇALO #CÂNCER #ESPAÇOROSA

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon