top of page

Guarda de SG 'exporta' conhecimento para outras cidades


Aulas foram ministradas em Paracambi e Mangaratiba


O trabalho realizado pelo Grupamento Especializado de Ronda Escolar de São Gonçalo (GERE) está sendo reconhecido em outras cidades do estado. Agentes municipais ministraram curso de formação e especialização, nesta semana, para as Guardas Municipais de Paracambi e Mangaratiba, onde aconteceu, nesta sexta-feira (1), a cerimônia de formatura e entrega de certificados. Ao todo, 34 pessoas concluíram a capacitação.

O instrutor e palestrante, guarda municipal Marcio Mattos, foi o responsável por capacitar os alunos, com auxílio da coordenadora do GERE, GM Andréa Rosa. O curso abordou diversos temas, como: Estatuto da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos, Procedimentos de Ronda Escolar, Policiamento Comunitário Escolar, entre outros. Pela amplitude das matérias estudadas, o curso também foi aberto a assistentes sociais e conselheiras tutelares.

O comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo, Carlos Machado, elogiou o trabalho realizado pelo GERE, que tem recebido destaque em diversas cidades no Rio de Janeiro.

- Este curso já foi ministrado para as Guardas Municipais de mais de 30 cidades diferentes e também para os policiais do Patrulhamento Motorizado Especial (Pamesp Escolar) do 7º Batalhão de Polícia Militar. É um trabalho de excelência feito pela GERE de São Gonçalo, que busca a prevenção, de modo que evite que a criança chegue ao crime e, se já estiver, resgatá-la - explica Machado.

A comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e Inspetora Geral, Tatiana Mendes, também participou da cerimônia de formatura, além de autoridades municipais de Paracambi e Mangaratiba.

História

O GERE, desde 1998, vem atuando nas escolas de forma preventiva, implementando uma cultura de paz, através de um olhar humanizado, com rondas diárias para coibir qualquer ato infracional cometido pelos alunos ou contra eles, dando suporte à direção das escolas. O intuito é de garantir os direitos constitucionais e fundamentais dos alunos e de seus respectivos responsáveis.

A Ronda Escolar já possui cinco projetos ativos que são: “Momentos de Saber”, “Motoristas do Amanhã”, “Papo Reto”, “Sinal Verde” e “Vem que Tem”. Além disso, neste ano de 2019 pretende inserir mais dois no cronograma: o “Patrulheiros Maria da Penha”, uma capacitação para identificar a violência doméstica, e o projeto “Anjo da Guarda”, mudança no paradigma de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page