Buscar

SG recebe o 10º Presente de Iemanjá neste domingo na Praia das Pedrinhas


São esperadas 2 mil pessoas no evento na Praia das Pedrinhas


São Gonçalo sedia amanhã (domingo, 10/02) a décima edição do tradicional Presente de Iemanjá. A organização do evento espera que mais de 2 mil pessoas participem da festa. O 10º Presente de Iemanjá será realizado na Praia das Pedrinhas, no Boa Vista, e tem o apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes (Fasg). A realização coletiva é da Comissão de Povos Tradicionais de Matrizes Africanas, liderada pela Mãe Márcia D Oxum. A partir das 8h os devotos poderão participar de várias atividades em homenagem à "Rainha do Mar".

Pela manhã será realizado um Xirê para Iemanjá, seguido pelo cortejo e entrega dos presentes nos tradicionais barcos de oferendas. Por volta das 10h, serão entregues menções honrosas às personalidades da Cultura Afro. Após, está prevista encenação teatral com o grupo Roseira D água e diversas atividades culturais. Durante todo o dia haverá apresentações musicais com Emerson Rodrigues, Danilo Dourado, Forró Seu Ivo, Filhos de Sinhá, Fred Tavares e Merece Respeito. Para encerrar a festa, por volta das 17h, o grupo Intimistas sobe ao palco .

De acordo com Mãe Márcia D Oxum, esta será uma festa muito especial, pois se comemoram os 10 anos do Presente de Iemanjá em São Gonçalo.

- Este é um momento muito especial, em que comemoramos os 10 anos do Presente de Iemanjá, em São Gonçalo. São 10 anos, mas só de uns anos para cá que estamos superando o racismo e o preconceito por parte do poder público. Este é o momento de agradecer ao prefeito José Luiz Nanci por abraçar a festa sem racismo e sem preconceito desde o início. Agradecemos ao secretário de Cultura, Carlos Ney, pois sem ele seria muito mais difícil realizarmos o Presente de Iemanjá. Em nome dos organizadores, nós agradecemos. A gente nem imagina como será o dia de amanhã - ressaltou Mãe Márcia.

Para o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, o Presente de Iemanjá é uma celebração de fé, respeito e paz.

- Nós estamos aqui de coração aberto pois nós somos todos irmãos. O que importa é a nossa fé. Nós sabemos que os povos de matrizes africanas são muito perseguidos, infelizmente. Isso não é acreditar em Deus, pois quem acredita em Deus, acredita e respeita todas as religiões. Nós temos que respeitar a fé das pessoas que pedem a paz. Eu estou aqui para também pedir a paz. A paz para o Rio de Janeiro, a paz para o Brasil, a paz para a nossa São Gonçalo. Nós somos todos irmãos e precisamos respeitar o direito de cada pessoa e amar mais uns aos outros - reiterou o prefeito.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, é importante apoiar este que é um evento tão tradicional.

- Mais de duas mil pessoas estiveram no Presente de Iemanjá ano passado. Não é possível ficar indiferente a isto. Nosso país é tão belo pela sua diversidade cultural e étnica e nós temos a obrigação de respeitar está diferença. A festa de Iemanjá é uma forte manifestação cultural do nosso país e por isso é importante o nosso apoio para que tudo possa ser realizado com tranquilidade e de modo eficiente. Estamos orgulhosos de fazermos parte de um evento tão importante para São Gonçalo - completou o secretário.

Embora o dia de Iemanjá seja comemorado no dia 02 de Fevereiro, em São Gonçalo, o Presente de Iemanjá é realizado um domingo após o Dia da “Rainha do Mar”. De acordo com a organização do evento, isto propicia que um maior número de devotos possa estar presente ao evento.

#CULTURA #SÃOGONÇALO #PRAIADASPEDRINHAS #IEMANJÁ

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon