Buscar

'Mamóvel' que realiza exames começa a operar no Sesc SG


Sesc inaugura unidade móvel para mamografia e papanicolau em parceria com SG


O Sesc RJ inaugurou em São Gonçalo, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, veículo equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau).

O equipamento operará na unidade do Sesc São Gonçalo por 60 dias úteis até abril. Durante o período, o veículo será um braço do sistema municipal de saúde e receberá apenas pacientes encaminhadas via Sistema de Regulação (Sisreg) – mulheres entre 50 e 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau. A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9m x 3m, dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do preventivo. O funcionamento é de segunda a sexta (exceto feriados), das 9h às 18h, o que lhe dá uma capacidade de realizar cerca de 1.500 Papanicolaou e 1.500 mamografias no período de 60 dias, podendo chegar com o tempo a 1.800. Em paralelo aos exames, serão realizadas ações de orientação em saúde para mulheres. O presidente do Sistema Fecomércio RJ e do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, disse que o projeto atende à população do Rio de Janeiro numa área – a saúde - que foi severamente impactada com a deterioração da atividade econômica no estado nos últimos anos. Também destacou o papel dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, que mantêm o Sesc e, consequentemente, a Unidade Móvel Saúde Mulher. “Para nós, tem um simbolismo muito grande dar início ao projeto neste município, mostrando à sociedade que o Sesc está presente e que é importante na vida das pessoas. O Serviço Social do Comércio (Sesc) é mantido por contribuição dos empresários, e todos esses recursos são revertidos para a sociedade. Isso tem que ser preservado e valorizado por todos nós”, disse o dirigente, lembrando também do Senac, que igualmente é mantido pelos empresários e atua na capacitação profissional de trabalhadores do setor. Reduzindo a demanda reprimida

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em São Gonçalo foram realizadas 30 mil mamografias em 2018. Ainda assim, a exemplo do que acontece em todo o país, registra uma demanda reprimida por esse exame, que deve ser reduzida com a operação do veículo no município. "É essencial para a saúde da mulher que se realize exames periódicos como o preventivo e a mamografia. Por isso, ficamos muito felizes e agradecidos pelo Sesc ter escolhido o nosso município para iniciar os trabalhos realizados pela nova unidade móvel. Assim, nos auxilia a suprir a demanda diária destes tipos de exames, que são de grande procura", afirmou o prefeito José Luiz Nanci. A diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho, destacou a importância da unidade móvel para a vida das mulheres. “Esse equipamento detecta dois dos cânceres que mais acometem as mulheres brasileiras: o de mama e o de colo de útero. Se forem diagnosticados precocemente, oferecem às pacientes de 95% a 100% de chance de cura. Portanto, é uma iniciativa que salva mulheres. Com isso, o Sesc reforça o seu maior papel, que é cuidar do bem-estar social e oferecer qualidade de vida às pessoas”, disse Regina, acrescentando que o impacto da doença não se limita às pacientes; atinge também suas famílias. Após o exame de mamografia, as imagens de Raio-X serão remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, fará o laudo e o encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, fará a devolutiva aos pacientes. A intenção é que os resultados fiquem prontos em aproximadamente 15 dias a partir da realização dos exames, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher.

Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames. Participaram da cerimônia de inauguração autoridades municipais e dirigentes dos departamentos nacional e regional do Sesc.

#CIDADE #SÃOGONÇALO #SAÚDE #MAMOGRAFIA #MAMÓVEL

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon