Buscar

Saúde amplia atendimentos do Centro de Imagem para fins de semana


A unidade tem desafogado a fila de espera da Central Municipal de Regulação


São realizados exames de mama, doppler e transvaginal. A unidade também conta com ressonância magnética, endoscopia digestiva alta, densitometria óssea, eletroencefalograma e eletroneuromiografia/Foto: Divulgação

O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, no Zé Garoto, ampliou o número de atendimentos oferecidos à população. Agora, a unidade realiza assistência também aos finais de semana com os exames de ressonância magnética e mamografia.

- Estamos ampliando o horário de atendimento para continuar ofertando serviços de excelência para a população e diminuir a fila de espera para a realização desses procedimentos tão solicitados - explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes. ´

A unidade fechou o ano de 2018 com saldo positivo: foram 50 mil exames de imagem realizados, um aumento de 30,3% em números de atendimentos em relação a 2017, em uma variedade de 51 tipos de procedimentos diferentes utilizados com o método por imagem.

- Exames realizados através de imagem têm importância relevante na prevenção e tratamento de doenças, pois a maioria das doenças não tem sinais ou sintomas no seu início. Estamos prestando um serviço de excelência no Centro de Imagem, buscando atender o público da melhor forma possível - explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

De acordo com pesquisa realizada pela direção da unidade, 81% dos pacientes saíram satisfeitos com o serviço prestado, enquanto 77% deles indicariam para outros pacientes. A pesquisa ainda mostra que 75% dos usuários voltariam para realizar outros exames na unidade.

A unidade tem desafogado a fila de espera da Central Municipal de Regulação para a realização dos exames, que antes eram feitos pelas clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A maior procura é por ultrassonografia, que fechou o ano com 18.351 atendimentos, seguida pela mamografia, com 7392 exames.

Variedade de exames

O Centro de Imagem conta com diversos tipos de exames, dentre 18 tipos diferentes de ultrassonografias, como as mais populares: mama, doppler e transvaginal. A unidade também conta com ressonância magnética, endoscopia digestiva alta, densitometria óssea, eletroencefalograma e eletroneuromiografia.

O local ainda realiza exames mais incomuns na rede pública, como a ultrassonografia transfontanela, que diagnostica casos de microcefalia em bebês; a ultramorfológica, que mostra com detalhes todos os órgãos internos do bebê, evidenciando se há algum problema ou se o desenvolvimento do bebê está indo bem; e a ultra de translucência nucal, medida realizada na região da nuca do feto, detectando o risco de síndrome de down e outras anomalias cromossômicas, além de problemas cardíacos.

#CIDADE #SÃOGONÇALO #SAÚDE #CENTRODEIMAGEM

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon