top of page

UFF e prefeitura em busca de superdotados em São Gonçalo


Centro de Ensino Inovador vai identificar alunos com Altas Habilidades/Superdotação


Detalhes de implantação do programa foram compartilhados na Secretaria de Educação/Foto: Divulgação

O município de São Gonçalo está prestes a implantar dois importantes projetos que vão auxiliar na melhoria da qualidade de ensino da rede municipal. Serão montados dois Centros de Ensino Inovador voltados para a identificação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação, através da construção de um espaço inovador de desenvolvimento e aprendizagem, que possibilite a expansão de talentos. Também será implantado o ônibus de Ensino Inovador-Inclusão Digital Itinerante, que levará a mesma metodologia de ensino a localidades afastadas da região central do município, garantindo a democratização deste espaço inovador de ensino.

O trabalho conta com a parceria da Universidade Federal Fluminense – UFF – através do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – CMPDI, responsável pela formação continuada de pessoal e implementação de novas metodologias de ensino, sob a orientação da professora e doutora Cristina Delou e sua equipe, que já iniciaram o processo de identificação nas escolas da Rede Municipal.

No último dia 08, foi realizada, na Secretaria Municipal de Educação, uma reunião entre o secretário de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, Evanildo Barreto, o secretário de Educação, Marcelo Azeredo, e a Equipe da UFF – CMPDI, com a presença de Cristina Delou e o doutorando Maurício Ribeiro. Além disso, participaram o subsecretário de Planejamento de Educação, Fernando Perez, e as professoras Dayse Cristiane e Ericka Cunha – idealizadora/responsável pelos Projetos de Ensino Inovador.

Os projetos são financiados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e têm previsão para início em março de 2019. De acordo com os secretários de Educação, Marcelo Azeredo, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evanildo Barreto, existe uma proposta em estudo para criação de uma legislação que garanta a continuidade e expansão desses projetos, visando a qualidade de ensino do Município de São Gonçalo e o apoio a novas estratégias de ensino e aprendizagem com foco no desenvolvimento de talentos.

Nesta segunda (18), a subsecretária municipal de Educação Infantil e Inclusão de São Gonçalo, Tatiana Carvalho Gonçalves Félix, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evanildo Barreto, a equipe de Cristina Delou e a idealizadora dos projetos, professora Ericka Cunha, estiveram reunidos com a subsecretária de Gestão de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, professora Ana Paula Quadros, e sua Equipe da Coordenação de Diversidade, professora Eliane Dantas, para discutirem a possibilidade de uma parceria entre Estado e o Município de São Gonçalo, a fim de viabilizar o desdobramento do Projeto de Ensino Inovador no Estado do Rio de Janeiro.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page