top of page

Gestação Saudável é tema de encontro em Alcântara


A finalidade da ação foi de melhorar a qualidade de vida gestacional


Conscientização e acolhimento são os objetivos do evento “Gestação Saudável PSHC”, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara.

O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), recebeu cerca de 20 gestantes. Os palestrantes compartilharam informações e dicas para uma gravidez mais segura e saudável, como alimentação adequada e prática de exercícios físicos.

A paciente, Marcela Campagnolli, de 24 anos, trabalha como maquiadora no bairro Raul Veiga e veio fazer sua última consulta de pré natal no Polo, por já se encontrar com 38 semanas, e se deparou com a notícia sobre o evento. Grávida de seu segundo filho, ela revelou estar ansiosa e calma para o parto.

- Como não sou mãe de primeira viagem, já estou bem tranquila. Tive uma gravidez difícil antes de ter minha filha que hoje já está com 2 anos. Eu estou adorando esse evento de gestação saudável, pelo apoio que estão dando pra gente. Teve atividades, ensinamentos de como se alimentar bem e exercícios para ajudar na gestação. É uma ótima oportunidade que a Secretaria de Saúde do município está nos proporcionando - explica.

A finalidade da ação foi de melhorar a qualidade de vida gestacional e aumentar a autoestima das pacientes que muitas vezes se encontram estressadas devido aos cuidados que devem ter no cotidiano durante esse período.

- É um evento para a conscientização e acolhimento das gestantes. Toda a quinta-feira são atendidas cerca de 25 pacientes marcadas na agenda, sem contar as de forma de encaixe. Logo, fizemos uma ação para nós, mulheres, unirmos nossas forças e apresentar as experiências uma com as outras. Mostrar o que se deve fazer para ter uma gestação saudável sem resquícios de gravidez de risco. Além de expor os meios para elevar a autoestima das pacientes, uma inclusão na sociedade e a valorização da família - anuncia Ana Paula Silva, coordenadora da unidade.

Além disso, o Nasf disponibilizou uma equipe com nutricionista, educadora física e psicóloga para auxiliar nesse processo e tirar as dúvidas subsequentes sobre os temas.

- Vim mostrar às pacientes os benefícios de uma alimentação saudável e um exercício adequado. Fazer uma reeducação alimentar e um acompanhamento para controlar o nível da taxa de glicose, aferição de pressão e batimento cardíaco. Explicar os males do refrigerante, por exemplo, que é a falsa caloria, absorvendo os nutrientes necessários para a criança. Logo, apresentar todas as condições necessárias para nutrir a criança - esclarece a nutricionista do Nasf, Aline Silva

Durante o evento, as gestantes puderam compartilhar histórias e atividades de entretenimento às mulheres e brinquedos para as crianças que acompanharam. Assim como, uma mesa com pintura para as barrigas das gestantes e uma profissional da Mary Kay para maquiá-las, pois todas as participantes ganharão três fotos digitalizadas do dia para guardarem como recordação.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page