top of page

Idoso, mulher e pessoa com deficiência ganham centro de referência no Catarina


O complexo de atendimento contará com diferentes equipes especializadas em saúde e assistência


Um espaço multifuncional de garantia de direitos, acolhimento e cuidado para a população é o que São Gonçalo ganha nesta sexta-feira (15). Localizado no bairro Jardim Catarina, a cidade contará com um Centro de Referência e Assistência Social para o idoso, mulher e pessoa com deficiência; Centro Dia para o Idoso e um Espaço Avançado de atendimento à saúde do idoso. Sob gestão das secretarias de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência; Desenvolvimento Social e Saúde, a unidade será inaugurada às 10h.

- Um espaço como esse reafirma o compromisso do prefeito José Luiz Nanci no cuidado com as pessoas e na garantia da qualidade de vida da população. Somos uma cidade com um grande número de idosos, e poder proporcionar a eles um espaço de cuidado e resgate da autoestima é de grande importância. Além dos serviços estendidos às mulheres e pessoas com deficiência, é mais um espaço da e para a população -afirmou a secretária de Políticas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Social, Marta Figueiredo.

O complexo de atendimento contará com diferentes equipes especializadas e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O Centro de Referência servirá como ponte de atendimento em casos de violência, violação de direitos, assistência médica e jurídica para idosos, mulheres e pessoas com deficiêcia. Com uma equipe técnica especializada o espaço funcionará como mais um braço garantidor das políticas públicas.

O Centro Dia, sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social, terá capacidade para atender até 60 idosos por dia, nos horários da manhã e tarde. Com uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, auxiliar de enfermagem e oficineiros, a proposta é ser um espaço aberto à pessoa idosa, onde ela poderá realizar atividades físicas e outros atendimentos ligados a qualidade de vida e bem-estar.

Já o Espaço Avançado de Atendimento a Saúde do Idoso, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, irá atender idosos a partir de 60 anos, com os serviços de geriatria, enfermagem gerontólogo, fisioterapia, avaliação de feridas, além de oficinas cognitivas, auditivas e visuais.

"Essa centralização dos programas e atendimentos ao idoso tem a finalidade de melhorar a integração e efetividade entre as partes e atender as necessidades de saúde da pessoa idosa, proporcionando uma porta de entrada na Secretaria de Saúde para uma avaliação funcional do idoso", explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, o novo espaço visa estimular um protagonismo desses cidadãos no contexto social. "A promoção da saúde da pessoa idosa visa agir de maneira preventiva e terapêutica, promovendo a saúde integral e principalmente obtendo um número maior de idosos independentes envelhecendo com dignidade e qualidade de vida", explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

SERVIÇO

Rua Albino Imparato, 1501, Jardim Catarina (Em frente a Lona Cultural)

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page