top of page

Inaugurado centro especializado para atendimento ao idoso, mulher e pessoas com deficiência


Unidade foi batizada com o nome do ex-deputado Josias Ávila, falecido no ano passado


Os secretários Jefferson Antunes, Martha Figueiredo e a Chefe de Gabinete Eliane Nanci acompanharam o prefeito José Luiz Nanci na inauguração/Foto: Divulgação

Um dos maiores bairros da América latina, Jardim Catarina, em São Gonçalo, ganhou nesta sexta-feira (15) um novo complexo de assistência social e saúde para mulheres, idosos e pessoas com deficiência. O equipamento que é pioneiro no atendimento e na complexidade em todo estado já está funcionando e atende não só o bairro, como toda a cidade.

O complexo conta com um Centro de Referência e Assistência Social para o idoso, mulher e pessoa com deficiência; Centro Dia para o idoso e um Espaço Avançado de atendimento à saúde do idoso, sob gestão das secretarias de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência; Desenvolvimento Social e Saúde, respectivamente. Como forma de homenagem, o espaço leva o nome do ex-deputado e presidente do Abrigo Cristo Redentor, Josias Ávila, que faleceu nesta mesma data em 2018.

“Eu tive o prazer de conhecer e trabalhar com o Josias, e ele foi uma das pessoas que me ensinou o que é gestão pública. Com ele aprendi a dialogar e a respeitar cada vez mais o ser humano e suas diferenças. Poder abrir esse espaço é de grande importância para nós e para a nossa cidade. Com atendimento multifuncional queremos garantir ainda mais a qualidade de vida e bem-estar à população!”, afirmou o prefeito José Luiz Nanci.

O complexo de atendimento contará com diferentes equipes especializadas e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O Centro de Referência servirá como ponte de atendimento em casos de violência, violação de direitos, assistência médica e jurídica para idosos, mulheres e pessoas com deficiêcia. Com uma equipe técnica especializada, o espaço funcionará como mais um braço garantidor das políticas públicas.


O Centro Dia, sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social, terá capacidade para atender até 60 idosos por dia, nos horários da manhã e tarde. Com uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, auxiliar de enfermagem e oficineiros, a proposta é ser um espaço aberto à pessoa idosa, onde ela poderá realizar atividades físicas e outros atendimentos ligados a qualidade de vida e bem estar.

“Um espaço como esse reafirma o compromisso do prefeito José Luiz Nanci no cuidado com as pessoas e na garantia da qualidade de vida da população. Somos uma cidade com um grande número de idosos, e poder proporcionar a eles um espaço de cuidado e resgate da autoestima é de grande importância. É mais um espaço da e para a população!", afirmou a secretária de Políticas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Social, Marta Figueiredo.

Já o Espaço Avançado de Atendimento à Saúde do Idoso, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, irá atender idosos a partir de 60 anos, com os serviços de geriatria, enfermagem gerontólogo, fisioterapia, avaliação de feridas, além de oficinas cognitivas, auditivas e visuais.

O secretário de Saúde, Jefferson Antunes, destacou a importância da integração dos serviços das diferentes secretarias e como esse trabalho em equipe fortalece a implementação de políticas públicas de qualidade para a população.

“Eu fico muito feliz em ver se concretizar o desenvolvimento conjunto de ações integradas com diferentes secretarias. São Gonçalo é uma grande cidade e nós estamos fazendo muito com poucos recursos, mas temos nos empenhado em fazer o melhor trabalho possível. O Governo do Estado reconhece esse esforço e sabemos que esse novo espaço de atendimento fará toda a diferença na melhoria dos serviços para a população!”, disse.

SERVIÇO

Rua Albino Imparato, 1501, Jardim Catarina (em frente à Lona Cultural).

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page