top of page

Evento celebra a mulher e a negritude na OAB São Gonçalo


O evento contou com apresentação teatral e musical, abordando temas pertinentes às desigualdades racial e de gênero


O cantor e compositor Altay Veloso entregou as moções/Foto: Divulgação

Mais de 40 mulheres foram homenageadas, na noite desta quinta-feira (27), com a Moção de Aplausos Pérola Negra, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em São Gonçalo (OAB-SG), no Zé Garoto. O evento fez parte da agenda dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo e, também, das comemorações pelo mês da mulher.

- Nossa intenção é enaltecer mulheres que trabalham na promoção da igualdade de gênero na cidade. É uma luta árdua e que deve ser valorizada - ressalta Herimar Santana, presidente do Centro de Estudos Brasil África (Ceba) e da Comissão da Verdade sobre a Escravidão da OAB-SG.

O evento contou com apresentação teatral e musical, abordando temas pertinentes às desigualdades racial e de gênero. O cantor gonçalense Altay Veloso também realizou participação especial, dividindo histórias que emocionaram o público. A chefe de Gabinete de São Gonçalo, Eliane Gabriel, recebeu uma placa de homenagem pelo esforço na criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial.

Após as apresentações, começaram a ser entregues as moções de aplausos. Dentre as homenageadas, estava Barbara Cristina de Souza, 48 anos, cabeleireira. Como tantas outras mulheres, a história dela não foi fácil, pois teve que enfrentar 23 anos de violência doméstica.

- Sofri muito durante meu casamento. Tudo só acabou após o divórcio. Hoje, vivo com meus dois filhos, de 23 e 17 anos. Consegui investir no ramo de beleza e hoje ministro um curso, gratuito para formar mulheres cabeleireiras. Gosto de passar minha história de superação para elas e mostrar que também são capazes - afirma.

Dentre as homenageadas, também estava a delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de São Gonçalo (Deam-SG), Debora Rodrigues, que participa diretamente no enfrentamento e combate à violência contra a mulher na cidade.

O evento foi organizado pelo Centro de Estudos Brasil África (Ceba), OAB-SG e grupo Dandaras para Sempre.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page