top of page

Educação reúne escritores gonçalenses em evento de incentivo à leitura


Além de ressaltar a importância da leitura, o evento foi também alusivo aos 440 anos de fundação de São Gonçalo


O cordelista Zé Salvador, à esquerda, e o colunista do Daki Erick Bernardes, à direita, participaram do evento/Fotos: Zé Salvador - Divulgação

O evento “Literando – 440 Anos de Histórias”, realizado nesta sexta-feira (29), pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu estudantes, professores, diretores, coordenadores, funcionários e autores gonçalenses em uma grande ação de incentivo à leitura. A subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra, saudou os participantes, dando boas-vindas a todos e desejando um dia de muita alegria e leitura. O evento contou ainda com a presença do secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo. - Eu não poderia deixar de vir aqui parabenizar a toda equipe da Secretaria de Educação, aos professores, aos nossos alunos porque isso é feito para vocês. Através da leitura, nós sonhamos, crescemos e nos tornamos pessoas prontas para viver nesse mundo. Sem leitura nada somos. Trazer uma mensagem para vocês no dia de hoje é muito gratificante - disse o secretário. Além de ressaltar a importância da leitura, o evento foi também alusivo aos 440 anos de fundação de São Gonçalo e o secretário fez questão de lembrar que no próximo dia 6 de abril o município vai comemorar sua verdadeira data de aniversário. - No próximo dia 6 de abril, no outro sábado, todas as escolas, a Secretaria de Educação, toda a Prefeitura, todos nós vamos estar num momento ímpar em nosso município. Vamos trazer para nossa sociedade, para São Gonçalo e para o mundo o seu verdadeiro aniversário e lembrar seus 440 anos de história. Foi no dia 6 de abril de 1579, ali pelo Rio Imboaçu, que chegou Gonçalo Gonçalves e montou a primeira sesmaria - ressaltou Marcelo. O evento durou o dia todo e contou com exposições e apresentações das escolas da Rede Pública Municipal, além de oficinas e muita contação de história com a participação das professoras Sandra Lima e Elaine Furlani. Na tenda dos autores, uma grata surpresa. Erick Bernardes, Zé Salvador e Elisângela Habitar apresentaram parte do seu trabalho para o público.


- O livro Juntos Somos Mais Fortes fala sobre a dificuldade enfrentada pelas mães de filhos especiais. É um livro motivacional onde eu também coloquei a minha própria experiência - explicou Elisângela, que também faz palestras em diversos locais. Os escritores Erick Bernardes e Zé Salvador também são pesquisadores. Além de livros próprios sobre histórias populares de São Gonçalo, eles produzem uma série de cordéis sobre localidades do município. A publicação é mensal e o trabalho é vendido a preços simbólicos.

- Todo o trabalho é baseado em pesquisas, é impressionante como é rica a nossa história. Temos pesquisadores com acervos riquíssimos na cidade - contou Erick, que também publica todos os domingos crônicas sobre os bairros gonçalenses no Jornal Daki. Apesar de não ser gonçalense, Zé Salvador contou que mora há mais de 40 anos na cidade que o adotou com muito carinho. “O meu amor por São Gonçalo é muito grande, sua história é muito rica e eu tenho o maior orgulho em divulga-la através dos meus cordéis”, finalizou o escritor.

Por Selma Nogueira com colaboração de Jornal Daki

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page