Buscar

São Gonçalo celebra 440 anos de fundação


Além do seu povo, maior patrimônio da cidade, São Gonçalo possui lugares históricos marcantes


A cidade de São Gonçalo, no dia 6 de abril, irá completar 440 anos de fundação, sendo referência em muitas páginas da história do Brasil. Muitos cenários dessas páginas da historia estão abertos a público, sendo espaços de lazer ou aquarela dos Gonçalenses.

Desses pontos culturais, temos a Igreja Matriz de São Gonçalo, inicialmente uma capela, que foi erguida por Gonçalo Gonçalves em homenagem ao santo que era devoto, batizando a cidade também com o nome.

No período de 1646, a província de São Gonçalo se tornou freguesia, tendo alcançado 6000 habitantes, e a capela passou a ser uma paróquia, com finalidade de melhorar a comunicação, se construiu capelas, uma delas até hoje cuidada é a situada na Praia da luz em Itaoca e a visita é aberta aos domingos

Fazenda Colubandê foi uma das fazendas que tinha maior produção de cana de açúcar a região até XIX, sua estrutura permanece até hoje de pé e contribuiu para ser um de nossos cânones no brasão da cidade

A Ilha das Flores é um complexo de estalagem para imigrantes que vieram entre final do século XIX e XX. Todos os imigrantes que vieram para o Brasil, ou passaram por triagem e estalagens de São Paulo ou no Rio, em Ilha das Flores. A ilha hoje possui circuito de visitação e um Museu da Migração aberto ao público, sendo um local de lazer para população (recebe visitas espontâneas e agendadas de grupos de terça a domingo, das 9h às 17h. O local conta com ambiente para almoço e estacionamento gratuito)

A Praia das Pedrinhas é a aquarela Gonçalense, com um pôr de sol, de gerar poemas e sonetos com os barcos de pescadores ancorados, forma uma linda aquarela viva. Possui bares que começam a abrir após 17h, pra receber os Gonçalenses que gostam de uma prosa à beira do mar.

O Centro de São Gonçalo, visto de cima pode se ter uma ideia da dimensão da nossa cidade, que com 1,1 milhão de pessoas, ainda busca superar os desafios da desindustrialização do século XX, na busca de deixar o estigma de cidade dormitório e trazer aos cidadãos Gonçalenses inclusão Produtiva e Social.

Veja aqui fotos e videos de São Gonçalo.

#CIDADE #SÃOGONÇALO #440ANOS

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon