Buscar

Leonardo Boff abre seminário sobre educação na FFP-UERJ


Evento em São Gonçalo debate as boas práticas nas escolas


O Movimento #TamoJunto9ºano promove, no dia 10 de abril (quarta-feira), das 9h às 18h, na FFP-UERJ, em São Gonçalo, o I Seminário Intersetorial para Valorização da Educação Pública. As organizações articuladoras do movimento #TamoJunto9ºano são o Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (SEMED-SG), Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói (SEMECT), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus São Gonçalo e Paiol Cultural.

O seminário será aberto pelo teólogo Leonardo Boff com a palestra Os Desafios do Papel do Docente na Educação da Atualidade. Boff é Doutor em Teologia e Filosofia pela Universidade de Munique, na Alemanha. É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida para principais idiomas modernos.

Com uma programação rica e diversificada, o evento contará com palestras; debates e relatos de boas práticas. O seminário será encerrado por uma mesa composta por representantes de instituições dedicadas a aumentar e garantir a qualidade da educação em Niterói e São Gonçalo, como universidades públicas, gestores, organizações privadas e não-governamentais.

- O seminário foi idealizado com o intuito de promover, entre educadores, um diálogo inspirador e encorajador, dando evidência e visibilidade de boas práticas. O compromisso destes profissionais é essencial para o sucesso da aprendizagem e para a permanência dos alunos na escola, objetivos perseguidos pelo movimento #TamoJunto9ºano - explica Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA.


Evento

Durante o evento, profissionais da área de educação apresentarão relatos sobre experiências de boas práticas em instituições públicas, privadas ou organizações não governamentais, seguindo um dos quatro eixos definidos pela organização: tecnologia e inovação, inclusão e diversidade, linguagens e projetos e programas.

Já a mesa "As Relações Intersetoriais para Valorização da Educação Pública" será composta pelo Prof. Dr. Jailson de Souza e Silva (Doutor em Sociologia da Educação pela PUC-Rio, com pós-doutorado pelo John Jay College of Criminal Justice, de Nova Iorque); a Profª. Dra. Eveline Bertino Algebaile (Mestre e Doutora em Educação pela UFF nas áreas de Trabalho e Educação e de Políticas Públicas e Movimentos Sociais, com Pós-Doutorado na Universidade de Valencia, na Espanha) e Profa. Dra. Cristiane Gonçalves de Souza (Superintendente de Desenvolvimento de Ensino e Coordenadora da Assessoria Especial de Articulação Pedagógica da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME). A mediação será de Wilson Santos de Vasconcelos (Doutorando em Ciência Política pela UFF e Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas pelo IBGE).

Movimento #TamoJunto9ºano

O movimento #TamoJunto9ºano reúne diversos atores dos setores público e privado que têm, como interesse comum, o incentivo a jovens estudantes para que permaneçam na escola até, pelo menos, o término do ensino médio. O público-alvo do movimento, até 2018, foram alunos do 9º ano das redes públicas de ensino dos municípios de São Gonçalo e Niterói.

- Em 2019, o movimento pretende se lançar a novos desafios: agregar alunos de outros anos e redes e, finalmente, se voltar para um ator que tem extrema importância no processo de ensino-aprendizagem: o professor - destaca Maysa Gil.

Serviço

I Seminário Intersetorial para Valorização da Educação Pública

Data e horário: 10 de abril (quarta-feira), das 9h às 18h

Local: UERJ – FFP (Rua Francisco Portela, 1470, Patronato, São Gonçalo)

Mais informações aqui.

#CIDADE #EDUCAÇÃO #SÃOGONÇALO #FFPUERJ #LEONARDOBOFF

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon