Buscar

Sessão Solene comemora 440 anos de São Gonçalo


Personalidades da cidade foram homenageadas


O presidente da Câmara, Diney Marins, foi o anfitrião da Sessão Solene que lembrou a fundação de São Gonçalo e premiou figuras importantes da cidade/Foto: Divulgação

Para comemorar os 440 anos da fundação de São Gonçalo (6 de abril de 1579), uma programação vai ser realizada ao longo do ano, por iniciativa da Igreja Matriz em parceria com Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- SG). O marco inicial foi a " Sessão Solene", realizada no dia (5), na Câmara Municipal.

O professor de História da UERJ, Rui Fernandes, falou sobre o objetivo da comemoração ser o reconhecimento da data de fundação da cidade pelo poder público.

- Queremos que o poder público reconheça o dia 06 de abril, como aniversário do município também, assim como há em outras cidades - disse Rui Fernandes.

Ainda de acordo com o professor Rui Fernandes, Gonçalo Gonçalves é o fundador da cidade.

- A história de São Gonçalo se inicia em 6 de abril de 1579, quando Gonçalo Gonçalves conseguiu uma sesmaria de grande extensão de terra na região do Centro, Gradim, passando por Itaoca. No Centro, construiu a Capela São Gonçalo do Amarante, em homenagem ao padroeiro de sua cidade natal, em Portugal. Todo o processo histórico se desenvolve após a construção da pequena capela - explicou o professor.

A universidade e a Igreja firmaram uma parceria em 2016 com objetivo da reconstrução do templo da igreja, e com isso foi criado o "Memorial da Igreja Matriz de São Gonçalo, em janeiro de 2018.

- O memorial é um mini museu, com espaço multimídia e está aberto para visitação nas terças e quintas, das 14h ás 17h, quartas e sextas, das 9h ás 12h - declarou Rui.

O Padre André, responsável pela Igreja há quase 5 anos, afirmou que tudo começou através da reforma na Igreja:

- Tudo está ligado ao processo de restauração da Igreja Matriz. Temos pesquisado mais atentamente para planejar a obra. A partir disso, vamos nos deparando com a história da cidade entrecruzada com a da Igreja - declarou.

TÍTULOS

O presidente Diney Marins, entregou títulos legislativos para o Padre André Luiz Bastos Siqueira (Título de Mérito Legislativo Municipal Amigo da cidade de São Gonçalo), para a professora e historiadora, Maria Nelma de Carvalho Braga (Título Legislativo Cidadã Benemérito Gonçalense) e para o professor e historiador, Rui Fernandes (Título de Cidadão Gonçalense), pelos trabalho de pesquisa realizado há 20 anos no município.

- A população precisa conhecer esse trabalho. A história de São Gonçalo, como conhecemos hoje. Esta Casa Legislativa está aberta para que possam realizar outros evento para comemorar os 440 anos de São Gonçalo. Temos o Centro Cultural George Savalla Gomes - Palhaço Carequinha e o Plenarinho - disse o presidente, Diney Marins.

Participaram ainda da sessão o prefeito José Luiz Nanci, a diretora da Faculdade de Formação de Professores da Uerj (FFP-UERJ), Ana Maria de Almeida Santiago, o sub-secretário Municipal de Defesa Civil, José Antônio Haag, Secretário Municipal de Segurança, Felipe Brito, o Comandante da Guarda Municipal, Carlos Machado, o diácono Donato João, coronel Miguel Mendonça, o Secretário de Cultura, Carlos Ney e os vereadores Jalmir Junior e José Carlos Vicente.

MEMORIAL

As programações se estendem até 2020, ano que completa o 4° centenário morte de Gonçalo Gonçalves. Dentre as atividades, o projeto pretende promover encontros com moradores e personalidades que já viveram aqui no município.

- O memorial da Igreja Matriz vai realizar ao longo desse ano algumas ações. Temos um roteiro de visitação à Igreja, contando a história do templo e da cidade, iremos fazer ciclos de palestras. Desenvolvemos um programa chamado História Oral Pública convidando moradores, personalidades do município para contar sua trajetória. Realizaremos um seminário na UERJ em setembro sobre São Gonçalo e exposições temáticas. Estamos tentando construir uma agenda de lançamento de livros com alguns autores da cidade. Essas serão as programações do memorial para esse ano - concluiu Rui.

#CIDADE #SÃOGONÇALO #440ANOS #CÂMARADEVEREADORES #DINEYMARINS

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon