top of page

São Gonçalo inaugura Centro de Referência em Autismo


Equipamento fica no Gradim


Centro reúne secretarias de Educação e Saúde/Foto: Divulgação

Inaugurado na manhã de sexta-feira (12), o Centro de Referência Municipal em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues, no Gradim, marca o início de uma nova etapa na história da cidade em relação à inclusão. O Centro é uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde e promoverá o atendimento aos alunos em salas de recursos, oficinas pedagógicas e nos espaços de atendimento multidisciplinares, com profissionais especializados tanto na área da educação como na área de saúde. Na abertura do evento, o prefeito José Luiz Nanci fez questão de agradecer a Deus por esta vitória e falou da sua importância para o município.

- Nós lutamos muito por isso aqui e eu quero agradecer a Alexandre Reis, da Firjan, que cedeu o espaço para que construíssemos o Centro de Referência. Esse espaço é nosso, é dos gonçalenses. Daqui a 30, 40, 50 anos vai continuar servindo ao nosso município. É uma conquista do município e vai atender às nossas crianças - afirmou o prefeito, agradecendo também o empenho das professoras e coordenadoras, além da família da homenageada, professora Maria José da Silva Rodrigues, que sempre trabalhou pela educação do município, principalmente com crianças especiais.

O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, lembrou que São Gonçalo é o segundo município do estado em população e que enfrenta muitos problemas.

- Apesar das dificuldades, somos o único ou um dos poucos municípios que busca ter uma preocupação com a criança autista. Convivo com isso, sou padrinho de um autista e vejo o trabalho dos pais. O pai e a mãe do autista são seres escolhidos por Deus. Então inaugurar esse equipamento é motivo de muito orgulho para nós. Nós temos parceria com a Secretaria de Saúde e não vai faltar nenhuma especialidade no Centro de Referência em Autismo. Essa é uma garantia que foi reafirmada pelo Prefeito José Luiz Nanci. Nos emociona muito saber que São Gonçalo pode dar essa qualidade de vida para os munícipes que passam por essa dificuldade. Vale lembrar que o Centro é localizado no Gradim, local de fácil acesso no município. As estatísticas mostram que hoje, em 2019 a cada 59 crianças que nascem, uma é autista. O tratamento é fundamental para o desenvolvimento dessas crianças - afirmou Marcelo.

O secretário municipal de Saúde, Jeferson Antunes, falou de sua satisfação em poder participar desse trabalho.

- Quero agradecer a Deus por esse real trabalho, quero agradecer ao prefeito e à primeira dama por essa sensibilidade em querer fazer esse espaço, esse equipamento de educação. Nós sabemos que o autismo é uma situação que nos sensibiliza muito e, como já foi falado, trabalhar com autismo é uma missão de Deus. Estão de parabéns todos os envolvidos nesse trabalho. A criança que estiver aqui já estará familiarizada neste ambiente, então ficará muito mais fácil fazer os tratamentos odontológicos, psicológicos, psiquiátricos e terapêuticos. Por isso, aceitei colaborar e agradeço a oportunidade de contribuir para a melhoria de qualidade dessas famílias - ressaltou Jeferson.

Um dos destaques da inauguração foi a participação de Maria Luiza Cabral, de apenas 6 anos, portadora de autismo, que leu um texto e encantou a todos. “Quantos tipos de flores existem? São muitos, não sei quantas têm. Mas sei que as flores são diferentes, com cores diferentes, formas diferentes e perfumes diferentes. Cada uma com sua beleza. Mas são as diferenças que fazem a beleza natural do jardim”, declamou a menina, dando uma verdadeira lição de vida.


Além de secretários municipais, coordenadores e professores, também compareceram à inauguração pais de crianças autistas, que fizeram questão de demonstrar satisfação com o novo espaço. Joana dos Santos, mãe de Emanuele, de 3 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura:

- Eu estou achando maravilhoso, realmente nós precisamos de um centro dessa importância para nossas crianças autistas. Foi uma iniciativa maravilhosa e eu tenho muita esperança e acredito que esse Centro vai ser de grande importância para o desenvolvimento de nossas crianças autistas. Eu quero muito que Emanuele estude aqui, pois tenho certeza que aqui ela vai encontrar o tratamento adequado, com bons profissionais para que ela realmente desenvolva nas necessidades dela assim como outras crianças também vão precisar - afirmou Joana que mora no bairro Trindade e atualmente precisa se deslocar até Niterói para que a menina tenha tratamento.

Assim como Joana, a mãe do de Anthony Gabriel, de 7 anos, Regina Maria da Silva também estava feliz com a inauguração do Centro. Ele também é atendido em Niterói e a possibilidade de frequentar o Centro perto de casa significa muito para a família. “Estou achando as instalações incríveis. O Centro está muito bem equipado, bem organizado. Esse espaço aqui é uma bênção. Às vezes ele está agitado e fica difícil pegar ônibus com ele. Aqui é perto de casa e vai ser ótimo para todos nós”, ressaltou.

As inscrições para o Centro de Referência em Autismo deverão ser feitas através do site da Prefeitura e as matrículas obedecerão a um sorteio público, realizado com transparência e lisura.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page