top of page

São Gonçalo realiza III Seminário de Políticas Públicas para Mulheres


Evento será realizado na sede do Ministério Público no dia 30 de abril


Com o tema "Sexualidade Feminina: Raízes Históricas da Repressão à Sexualidade da Mulher", a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres realiza, no dia 30 de abril, seu III Seminário. Aberto a todos e com inscrições gratuitas, a atividade tem como objetivo o amplo debate entre o poder público e a população no enfrentamento a todo tipo de violência contra as mulheres. O encontro será realizado no auditório do Ministério Público, no bairro Santa Catarina, em São Gonçalo, a partir das 9h.

E para conduzir o diálogo teremos a professora Paula Land, coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). A escolha do tema se faz importante quando acompanhamos os números atuais. Em 2018, as mulheres representavam 45,3% da força de trabalho, ganhavam 79.5% do total do salário pago ao homem. O Brasil é o quinto país no mundo com o maior índice de feminicídio, sendo cinco consumados e 38 tentativas apenas em janeiro. Dentre os números, os recortes se expressam ainda mais na vulnerabilidade de mulheres trans, o Brasil é o país que mais mata pessoas transsexuais no mundo; lésbicas, onde só em 2018 mais de 100 foram assassinadas; e mulheres negras, cujo número de mortes representa um número 71% maior do que o de mulheres brancas.


Ao longo da história as estatísticas que refletem a realidade do dia a dia e alertam para a importância de se pensar políticas públicas que combatam as diferentes formas de opressão e repressão às mulheres.

- Esse é um tema que precisa ser discutido, por isso um encontro como esse é tão importante. A violência contra a mulher faz mal a toda a sociedade, por isso essa conversa precisa ser com todos e todas. Tenho certeza que cada participante será um multiplicador da defesa da vida e da dignidade das mulheres - afirmou a subsecretária de Políticas para Mulheres, Andrea Machado.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page