top of page

Saúde realiza mutirão de cirurgia de fimose


A cirurgia é simples e geralmente leva de 30 a 40 minutos em cada criança


A Prefeitura de São Gonçalo realiza, neste sábado (04), mais um mutirão de cirurgias de fimose (procedimento também conhecido como circuncisão) em pacientes pediátricos da Clínica da Criança. Ao todo, 14 crianças serão operadas no centro cirúrgico do Pronto Socorro Central, no Zé Garoto.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que ao ano, o centro cirúrgico registra média de 500 cirurgias infantis, todas realizadas pelo cirurgião Thomaz Nanci, médico experiente que atua há 30 anos nesta atividade. A unidade é responsável pela realização de cirurgias pediátricas eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, atualmente, é referência na Região Metropolitana II, que compreende sete municípios próximos.

"É um procedimento comum, em que temos um grande número de diagnósticos para cirurgia. Por isso decidimos fazer o mutirão. No último ano realizamos outros dois mutirões. Os principais sintomas da fimose são dificuldade ao urinar, sangramento e secreções", explica o cirurgião Thomaz Nanci. A cirurgia é simples e geralmente leva de 30 a 40 minutos. O procedimento é feito com anestesia local e o paciente não precisa de nenhum cuidado específico prévio.

Fimose

Fimose é uma doença caracterizada pela incapacidade de uma pessoa do sexo masculino expor sua glande (extremidade do pênis). Essa dificuldade ocorre quando o prepúcio (pele do pênis) possui um anel muito estreito, ou seja, a abertura do prepúcio é muito pequena para que se possa expor a glande. O problema pode ser de origem congênita (desde o nascimento) ou adquirida, a exemplo de pacientes com diabetes, mais suscetíveis a infecções na região. A não-retração dessa pele dificulta o asseio, que é primordial para evitar o câncer de pênis.


A única forma de tratamento do problema é a intervenção cirúrgica. Na cirurgia, o prepúcio pode ser retirado totalmente ou parcialmente, mas o importante é que seja retirado o anel prepucial que está estreito. A tendência é a retirada total, o que ocorre sem nenhum dano ao paciente.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page