top of page

Serviço simplifica o atendimento de emergências da Guarda Municipal


Qualquer pessoa pode solicitar atendimento pelo 153


A Central de Atendimento da Guarda Municipal em São Gonçalo funciona 24 horas por dia para atender a população através do número 153, como consta na Lei nº 13.022/2014, publicada no dia 11 de Agosto de 2014 no Diário Oficial da União, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. O objetivo é possibilitar a solicitação de emergências, denúncias e reclamações sobre infrações, violências e depredações no espaço público do município.

- É um telefone de emergência parecido com o 190 da polícia. Nossa intenção é garantir a segurança pública e a cidadania. Seja combater o crime praticado por veículos, levar o direito dos cidadãos ou manter a segurança da população. Além de facilitar o acesso dos gonçalenses aos serviços oferecidos, com um número mais simples para ser memorizado, uma vez que o número 153 é o padrão para as guardas municipais em todo o país - afirma Carlos Machado, comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo.

Dentre os serviços que podem ser solicitados pelo número 153 estão: denúncias sobre desrespeito à Lei do Silêncio, descarte irregular de lixo ou entulho, comércio irregular, denúncias sobre legislações referentes a bancos, veículos estacionados irregularmente, violência ou assédio na rua, policiamento, trânsito, tráfico, resgate de animais, aliciamento de menores, vandalismo e agressões físicas, entre outros. As ligações são gratuitas, de acordo com a determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A procura pelo serviço vem aumentando consideravelmente a cada dia. O serviço de chamadas de emergência, hoje, atende em média cinco ligações por dia, o que totalizaria aproximadamente 200 por mês. As ocorrências que não forem referentes a Guarda, são encaminhadas aos órgãos responsáveis.

Qualquer pessoa pode solicitar atendimento pelo 153. Para entrar em contato deve estar situado no município em questão. Caso queira uma solicitação mais especializada, em relação a furtos ou roubos, por exemplo, é só entrar em contato diretamente com o número 21 99462-5290, destinado à Base da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU)

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page