top of page

Gonçalenses participam da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia


Estudantes de escolas municipais já ganharam medalhas


A cidade de São Gonçalo será representada por diversas escolas municipais durante a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As competições são abertas à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, com previsão de término até o dia 17 deste mês (sexta-feira). Os eventos englobam a realização de provas teóricas e práticas.

Não existe exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. A OBA e a MOBFOG integram alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que a MOBFOG também aceita a participação de alunos do ensino superior. A OBA e a MOBFOG ocorrem totalmente dentro da própria escola, em uma única fase. Os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final, todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e os vencedores recebem as medalhas. Todos os professores envolvidos no processo, diretores escolares e unidades de ensino também recebem os seus certificados.

A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes, na sexta-feira, dia 17, no horário mais conveniente para a escola. Em hipótese alguma a unidade pode aplicar a prova em dia diferente deste.

A MOBFOG tem uma única fase que ocorre na própria escola e pode ser realizada até o dia 17, sexta feira, e consiste no lançamento oblíquo de foguetes, o mais longe possível.


Relembrando 2018 - A Escola Municipal João Cabral de Melo Neto conquistou três medalhas de bronze com os alunos: Samuel Oliveira Barros, Maria Eduarda Maciel, Thifani Vitória de Freitas; E.M. Darcy Ribeiro, uma medalha de bronze com Evellyn Pereira; E.M. Pastor Mauro Israel Moreira, três medalhas de bronze com Kaíque da Cruz Vieira, Heloar Vitória da Costa, Richard dos Santos e três de prata com Lucas Ramos, Gabriel Soares e Kayo Felipe Moraes; E. M. Profª Marlucy Salles de Almeida, uma medalha de bronze com Thayná de Magalhães; E.M. Marinheiro Marcílio Dias, uma medalha de bronze com Andrei Nascimento; E.M. Santa Luzia, quatro medalhas de bronze com João Pedro Siqueira, João Marcos da Silva, Joquebede Lima, Natanael da Silva e uma de prata com Asafe Gonçalves; E.M. Alberto Pasqualini, duas medalhas de bronze com Carlos Eduardo Alves e Ricardo Pereira; E.M. Prefeito Jayme Mendonça de Campos, quatro medalhas de bronze com Lucas de Souza, Matheus da Silva, Brayan Ramos, Izabelly Reis, três de prata com Eduardo Araújo, Arthur Soares e Erick Costa; E.M. Evadyr Molina, uma medalha de bronze com Vinícius Gonçalves e uma de prata com Beatriz de Carvalho; E.M. Florisbella Maria Nunes Haase, duas medalhas de prata com Yasmim da Costa e Lucas Ribeiro; E.M. Carlos Drummond de Andrade, duas medalhas de bronze com Juliana da Costa, André Almeida, três de prata com Victor Lucas Menezes, Suellen dos Santos e Vitorya de Souza.

História

A Agência Espacial Brasileira, em colaboração com a Sociedade Astronômica Brasileira, organiza anualmente a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), há vinte e um anos, por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes a Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira. Realizada em todo o Brasil, envolvendo escolas públicas e privadas, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação.

Para a professora Noeli Piedade de Almeida, coordenadora da OBA em São Gonçalo, esta participação dos alunos da cidade na OBA é muito importante. "Desperta no aluno a vontade de conhecer mais o tema da astronomia e também poder descobrir vocações profissionais nos participantes da Olimpíada", finalizou Noeli Piedade.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page