Buscar

Dia D contra a gripe imuniza 15 mil gonçalenses


Desde o início da campanha, 40 mil pessoas já se vacinaram contra o vírus Influenza na cidade


No último sábado (04), profissionais de saúde de São Gonçalo imunizaram, em 73 unidades, cerca de 15 mil pessoas no Dia D da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O prefeito José Luiz Nanci acompanhou, durante a manhã, os atendimentos no Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto. Somando 11 mil imunizações desde o início da campanha, a unidade realizou 3,5 mil vacinações somente no sábado.

- Para o sucesso da campanha, é importante que a adesão aumente e a população se vacine. A imunização leva em torno de 15 dias para gerar proteção ao organismo, por isso a importância de se vacinar antes da chegada do inverno, época do ano de maior circulação da doença - explica o prefeito.

Gêmeos, Fausto e Flávio Azevedo, 67 anos, moradores da Brasilândia, foram juntos se imunizar. "Todo ano nos imunizamos juntos. É importante porque passamos o resto do ano protegidos", conta Fausto.

Casados há 60 anos, o casal Elce Franco, 84 anos, e Odir de Oliveira, 87 anos, também frequentam o Polo anualmente para se imunizar contra a gripe. "Um traz o outro, sempre. Somos idosos e é importante pra nossa saúde, estamos dentro", conta Odir.

Desde o início da campanha, 40 mil pessoas já se vacinaram contra o vírus Influenza na cidade, desses, 22 mil são idosos. A expectativa é atender cerca de 194.329 pessoas, o equivalente a 90% do público-alvo. Segundo dados do Ministério da Saúde, até 23 de março deste ano de 2019, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos, sendo o subtipo predominante no país a influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. Neste ano, a vacina trivalente disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) teve uma mudança, passando a proteger contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circulam no país: H1N1, o H3N2 e a influenza do tipo B.


Para a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, a adesão da população na campanha é essencial. “Temos vacinas disponíveis para todos e é de extrema importância que a gente realize uma cobertura vacinal ampla na cidade. Vivemos um momento em que as medidas preventivas são fundamentais e a gripe pode parecer simples mas pode evoluir gravemente, principalmente para os grupos mais vulneráveis. A imunização reduz o número de internações, complicações e mortes em decorrência de infecções causadas pelos vírus da gripe, portanto é fundamental que as pessoas que fazem parte dos grupos recebam a dose”, avalia.

A imunização é voltada para crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; maiores de 60 anos, idosos, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, trabalhadores de saúde, professores da rede pública e privada, pessoas portadoras de doenças crônicas, adolescentes de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

#CIDADE #SÃOGONÇALO #VACINAÇÃO #DIAD

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon