top of page

São Gonçalo realiza 1° Encontro de Enfermagem no HLP


A programação conta com palestras, rodas de conversa e vivências voltadas para os profissionais da área


No dia 12 de maio comemora-se o dia da ciência do cuidado, dia internacional da enfermagem e do enfermeiro. A área é a segunda maior categoria em número de profissionais no Brasil, com mais de 1 milhão, segundo a Fiocruz e o Conselho Nacional de Enfermagem (Cofen). Em busca de valorizar e contribuir na formação continuada , a secretaria de Saúde de São Gonçalo, realiza de 11 a 17 de maio o 1° Encontro de Enfermagem do Hospital Luiz Palmier.

A abertura do ciclo de palestras acontecerá no próximo sábado(11), às 08h, e contará com a presença do prefeito José Luiz Nanci e do secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes.

Com o tema "Enfermagem, Saúde Mental e os dias atuais", a programação conta com palestras, rodas de conversa e vivências voltadas para os profissionais da área. Os temas abordados serão: O papel do enfermeiro preceptor como referência.na introdução a enfermagem; O manejo do paciente somatizador; Relação empática ; Suicídio como atenção de emergência ; SAMU: resgate em tentativas de suicídio ; Suicídio x Trabalho; Relacionamento interpessoal; A dinâmica da regulação e seus desdobramentos; Estresse profissional; A sensibilidade do olhar da liderança; A reforma psiquiátrica e a política atual de saúde pública ; A importância dos serviços de saúde mental no município de São Gonçalo.

De acordo com o secretário de Saúde , Jefferson Antunes, investir na humanização passa por ouvir e qualificar os profissionais da rede.

- Para além da revitalização dos espaços é fundamental também pensar a formação e o investimento nos profissionais que ocupam esses lugares. Valorizar e ouvi-los são partes também da promoção do bem estar e da qualidade dos serviços para toda a população - afirmou.

A programação é voltada para todos os profissionais da área de enfermagem e as inscrições serão feitas no Hospital Luiz Palmier, onde também acontecerão todas as atividades. Os interessados devem chegar antes do horário previsto para realizar o cadastro.


- Ficamos muito felizes em realizar esse encontro no Complexo Luiz Palmier. Abrimos nossas portas para receber os profissionais, além de contar com efetivos da nossa casa realizando palestras e participando dos encontros. Será um momento de fortalecimento da rede e troca de conhecimentos muito importantes - disse o diretor do complexo, Eraldo Azevedo.

Na última semana uma parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) marcou mais um passo na elaboração do protocolo de enfermagem na atenção primária à Saúde de São Gonçalo, que marca a universalização do atendimento beneficiando profissionais da rede e também toda a população. Para o prefeito José Luiz Nanci, as ações têm convergido para uma mudança estrutural potente que deixará um legado nas melhorias em prol da Saúde no município.

- Apesar de todas as dificuldades financeiras, que não só a nossa cidade mas todo o país enfrenta, temos trabalhado muito para realizar políticas públicas efetivas para o nosso povo - ressaltou.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page