top of page

Educação promove encontros para analisar Ideb


O Ideb ajuda a avaliar o ensino e o aprendizado das crianças nas escolas


A equipe da Subsecretaria de Ações Pedagógicas, ligada à Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, vem desde o dia 29 de abril recebendo diretores, gestores e orientadores pedagógicos de cada unidade de ensino da Rede Pública Municipal. O objetivo dos encontros “Elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2019” foi, de maneira conjunta, apresentar às equipes diretivas o estudo específico dos resultados de cada unidade, reconhecendo avanços e identificando os pontos que precisam ser trabalhados para que a Escola consiga obter melhor rendimento e resultados com a ampliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O Ideb foi implantado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir de dados do Censo Escolar, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil.

- O objetivo é acompanhar a evolução da Educação Pública Municipal e analisar considerando o viés do padrão de qualidade definido pelo Ministério da Educação como meta a ser atingida pelas escolas de todo o País. Com a análise dos resultados do Ideb foi possível avaliar a realidade atual e poderão ser construídas políticas educacionais para melhorar a qualidade do ensino, sintetizando dois dos maiores desafios da educação básica brasileira: elevar as taxas de rendimento (fluxo escolar) e melhorar a aprendizagem dos alunos - afirma o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.


Para a subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra, as análises construídas de cada unidade escolar não finalizam com apresentação e discussão dos resultados junto às equipes diretivas:

- Esse momento democrático, de assessoria técnico-pedagógica e compartilhamento de ações, marca um tempo de construção de estratégias a médio e longo prazo visando melhorar o fluxo escolar e a aprendizagem dos alunos.

Segundo a Coordenadora de Gestão e Monitoramento de Dados, Nayline Medeiros, os encontros superaram as expectativas. “As equipes diretivas participaram de forma proativa e demonstraram contentamento com esta ação”, atesta a coordenadora.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page