top of page

Adélia Prado e Conceição Evaristo serão homenageadas em maio no Diário da Poesia


O grupo Diário da Poesia celebrará no dia 17 de maio, às 19h no ICBEU – Zé Garoto, mais uma edição de seu sarau mensal. Haverá homenagens às poetisas Conceição Evaristo e Adélia Prado.


No início do ano, o grupo literário fez uma enquete (via internet) com trinta nomes de escritores, e as duas poetisas ficaram entre os 10 melhores (que serão homenageados ao longo do ano). Na edição de março, Raul Seixas e Ferreira Gullar foram homenageados.

Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946. De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela UFRJ, trabalhou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996), e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011), na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto.


Adélia Prado (1935) é uma escritora e poetisa brasileira. Recebeu da Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti de Literatura, com o livro “Coração Disparado”, escrito em 1978. Mineira de Divinópolis, sua obra recria numa linguagem despojada e direta, a vida e as preocupações dos personagens do interior mineiro. Em 1993 volta para Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Divinópolis. Em 1996 estreia no Teatro do SESI em Belo Horizonte, de Casa”. Em 2001, no SESI do Rio de Janeiro, apresenta um Sarau onde declama poesias do livro “Oráculos de Maio”.

Participe! Dia 17.05 às 19h no ICBEU – Zé Garoto (Rua Dr. Francisco Portela, 2772 – São Gonçalo). Contato: (21) 994736353.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page