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Codecon tem recorde de reclamações da Enel


O serviço é equivalente ao Procon


Nos últimos três meses, a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) da Câmara Municipal de São Gonçalo, bateu recorde de reclamações da Concessionária Enel (antiga Ampla). No ranking ainda há reclamações de empresas de telefonia, cartões de crédito e serviços públicos.


A assessora parlamentar, Luciana Fernandes da Silva , de 34 anos, foi uma das pessoas que procurou a Codecon, para reclamar do valor na conta de energia elétrica.

- Minha conta vinha cerca de R$ 180. No mês passado triplicou. E, vim aqui buscar uma solução. Fui muito bem orientada e solucionei o problema junto a empresa, através da Defensoria Pública - declarou.

O analista legislativo, o advogado, Paulo Cesar Fonseca, falou sobre o trabalho no órgão.

- Intermediamos junto aos órgãos e as prestadoras de serviços a melhor forma de resolver as demandas. Entramos em contato com as empresas e temos um bom canal de comunicação, a maioria dos casos solucionamos por telefone. Por exemplo a Enel, quando não solucionado por telefone, orientamos o consumidor a ir a Defensoria e auxiliamos em todo processo - explicou.

Com quatro advogados e três estagiários, a Codecon recebe e encaminha reclamações, críticas, sugestões e solicitações da população aos órgãos competentes. O presidente da Câmara dos Vereadores, Diney Marins, garante que o órgão é um importante canal de comunicação para solucionar problemas junto ao poder público, prestadores de serviços e empresas particulares.

- Nossa cidade tem quase 1 milhão e 300 mil habitantes e não tem PROCON (Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor). A Codecon é pouco conhecida e assume o trabalho de defesa do consumidor - observa Diney Marins.

A Codecon tem o compromisso de garantir os direitos dos consumidores. Ele foi criado em 1997, através de uma resolução, para ajudar no trabalho da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara.

- Realizamos o trabalho de oferecer atendimento jurídico aos moradores - explicou o diretor do órgão, Luciano da Silva Magalhães.

Para atendimento, a população deve se encaminhar a sede da Câmara (antigo Fórum), no Zé Garoto, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo telefone: 3705-7299 (Codecon).

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