top of page

São Gonçalo terá Polo Recreativo e Feira Tradicional Nordestina


O espaço receberá 24 quiosques


Gastronomia, esporte, música e cultura em um só lugar. A população de São Gonçalo irá ganhar, no início do segundo semestre deste ano, o Polo Recreativo Municipal, em Neves. O local de 21 mil metros quadrados irá receber a Feira Tradicional Nordestina, um campo de futebol, espaço para shows e estacionamento, com área privativa para artistas e autoridades. Toda a obra está sendo realizada por profissionais da Usina Municipal, com a utilização de recursos próprios.

- Este espaço sempre foi usado como área para despejo de entulho. Vinha gente de outros municípios para jogar lixo aqui, era um ambiente totalmente contaminado. Conseguimos limpar e tivemos a ideia de ocupar o local para que o problema não retornasse. Por isso, estamos criando o Polo e a Feira Nordestina. Vai ser uma opção de lazer não só para os nordestinos, que possuem uma comunidade muito grande em nossa cidade, mas para todos os gonçalenses, que poderão se divertir com tranquilidade em um espaço totalmente revitalizado - declarou o prefeito José Luiz Nanci.

Dentro do Polo Recreativo, o espaço destinado à Feira Tradicional Nordestina receberá 24 quiosques. A Prefeitura ainda lançará edital para que os interessados possam ocupar cada pavilhão de forma permissionária. Quando estiver tudo pronto, São Gonçalo terá um grande ambiente de promoção da culinária e cultura nordestina. É o que acredita Edmar Lessa, 48 anos, presidente e fundador da Associação de Tradições Brasileiras e Culturais da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro e do projeto Flor do Nordeste.


- Há 25 anos trabalho e organizo feiras itinerantes nordestinas em praças de todo o Rio de Janeiro. Sou apaixonado por esse povo, a cultura e gastronomia. O nordestino é muito trabalhador, merece ser recompensado. Este é um sonho para os milhares de nordestinos que moram em São Gonçalo, é um marco histórico na cidade. A Feira está sendo colocada em um ponto estratégico, na entrada de São Gonçalo e às margens da BR-101. Muitos turistas poderão frequentar. Será um sucesso - comemorou Edmar.

O Polo Recreativo ficará localizado na Rua José Augusto Pereira dos Santos, próximo ao Colégio Municipal Ernani Faria e à 73ª DP, em Neves.

Homenagem

Atualmente, São Gonçalo possui cerca de 300 mil migrantes ou descendentes de nordestinos. Como homenagem a uma grande figura que representa este povo na cidade, a Feira receberá o nome "Severo, Embaixador Nordestino", em alusão a Severino Pereira dos Santos, que morreu em 2017, aos 65 anos, e foi fundador da Embaixada Nordestina em São Gonçalo, no bairro Laranjal.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page