top of page

Prefeitura de SG adquire produção agrícola do município para merenda escolar


Duplo benefício para a saúde das crianças e da economia da cidade


Com o tema "Aquisição de merenda escolar junto à agricultura familiar", foi realizada nesta quinta-feira (23) uma reunião na Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Mutondo, com a finalidade de adquirir para a merenda escolar a produção da Agricultura Familiar. O objetivo é fomentar este segmento na cidade e fornecer uma alimentação mais adequada para os alunos da Rede de Municipal de Ensino.

São Gonçalo tem assentamento nos bairros de Vista Alegre e Monjolos, totalizando 140 famílias, com algumas dezenas de produtores agrícolas e o objetivo do Governo José Luiz Nanci é adquirir gêneros alimentícios de qualidade para atender os alunos da Rede Municipal de Educação, em conformidade com a legislação que determina que 30% da merenda tem que ser oriunda da agricultura familiar.

Outra meta é estimular o negócio no campo e dar condição para que o agricultor permaneça na terra com sua família. Servirá também como um processo educativo para entender que se deve consumir alimentos mais saudáveis no seu dia a dia.

Na terça-feira (28) irá acontecer, excepcionalmente na Semed, a Feira Itinerante da Agricultura Familiar de São Gonçalo, que é realizada às

terças e sextas-feira, no calçadão da rua Salvatori, para que a equipe de nutricionistas e técnicos da pasta tenham contato com a produção agrícola produzida no município.


- É um momento de grande importância para o município de São Gonçalo, onde a Secretaria de Educação, de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca e Trabalho, e o Departamento de Alimentação Escolar se unem para aproximar a agricultura familiar do Poder Público, seguindo determinação de Lei Federal, que determina que 30% da merenda escolar seja adquirida da produção desses agricultores. Vejo também como uma forma de valorizar os agricultores locais, buscar cada vez mais esta proximidade, para que sua produção seja de fato vendida e aproveitada em nossa cidade. Com isso, nossos alunos terão uma alimentação de qualidade, fresca, que acabou de ser produzida e o mais importante: livre de agrotóxicos. Além de preparar um cardápio saudável para todo nosso corpo de alunos - declarou o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

Participaram da reunião Marcelo Azeredo, secretário de Educação; Fernado Peres, subsecretário de Planejamento Educacional; Evanildo Barreto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Alex Braz, subsecretário de Pesca e Agricultura; Renaldo Ferreira, coordenador da subsecretaria de Pesca e Agricultura; Erlen Diniz, subsecretária Executiva da Semed; Iracy Barcellos, nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Semed; Thayane Oliveira, técnica agrícola da subsecretaria de Pesca e Agricultura.

O que é Agricultura Familiar

A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais e recebe esse nome pois é realizada por grupos de famílias (pequenos agricultores e alguns empregados). A colheita dos produtos serve de alimentos para eles e ainda, para o consumo de parte da população.

Ainda que seja uma atividade muito importante para o sustento de diversas famílias que vivem na zona rural, dados apontam que cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são fruto da agricultura familiar.

Além disso, as famílias vivem da venda de produtos que plantam. Portanto, a agricultura é uma importante fonte de renda familiar, a qual surge do trabalho em equipe realizado no campo. A agricultura familiar colabora para a geração de renda e emprego no campo e ainda, melhora o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola. Sendo assim, a qualidade dos produtos é superior aos outros convencionais.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page