Buscar

Gonçalenses promovem 'Café Colaborativo' em defesa da Fazenda Colubandê neste sábado


Encontro ocorre de 9h às 11h


Prédio histórico está abandonado desde 2012/Foto: Erick Bernardes

O coletivo Fazenda Colubandê - Quem Ama Cuida, realizará um encontro na Fazenda Colubandê, no bairro de mesmo nome, em São Gonçalo, no próximo sábado, das 9h às 11h. O complexo histórico, construído no século 18, está abandonado desde julho de 2012, quando o Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA) foi retirado do local.

O ‘Café Colaborativo’ tem objetivo de avaliações em conjunto para efetivação de ações, sob gestão compartilhada, de atividades no âmbito da cultura, da arte, do turismo, gastronomia, artesanato e educação para o patrimônio no imóvel histórico cultural, considerando o Programa de Ocupação Cultural (POC) do Estado do Rio.


“A fazenda continua sem energia elétrica, sem água e sem sanitários. Mas a gente insiste em manter a reunião lá para que o encontro seja uma oportunidade para que elas vejam o estado do local”, disse uma das organizadoras, Cleisemery Campos.

Grupo faz propostas para atividades no espaço

A proposta do coletivo é a manutenção de um “rodízio” para execução de agenda de atividades semanais, envolvendo participantes do grupo com programação cultural amplamente divulgada, sob a coordenação de uma especial equipe.

Entre as atividades propostas estão visitas guiadas; oficinas artísticas e arte-educação; atividades de educação para o patrimônio cultural; circuito cultural regional: teatro, dança, música, rodas de leitura, encontros de artes visuais; baú de livros; feira de artesanato e gastronomia; e produção especial de vídeo e livreto.


“A ideia não é só ter atividades de arte e cultura na fazenda Colubandê. É promover o turismo cultural, feiras de gastronomia com artesanato e venda de itens de culinária. Uma novidade muito poderosa que a gente tem é ter conseguido agregar os produtores rurais de São Gonçalo. Conseguimos envolver 18 pequenos produtores rurais. Sábado inclusive iremos contar com vários deles lá, fazendo exposição da sua produção”, finalizou.

De O São Gonçalo.

#CIDADE #SÃOGONÇALO #FAZENDACOLUBANDÊ

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon