top of page

Nova Biblioteca Municipal terá parceria da Fundação Darcy Ribeiro


Saída de biblioteca do Lavourão já estava prevista


Marcelo Azeredo, secretário de Educação, no novo espaço desatinado à Biblioteca ano Mutondo/Foto: Divulgação

Uma boa notícia para os amantes da leitura em São Gonçalo: a Biblioteca Municipal em breve será instalada ano bairro Mutondo, numa área de 128 metros quadrados, toda equipada e decorada. Além disso, uma parceria com a Fundação Darcy Ribeiro vai garantir a ampliação do acervo, que já conta com mais de 20 mil livros.

- Toda mudança requer um espaço, um tempo, uma reorganização. A Secretaria Municipal de Educação saiu do Lavourão (Centro Cultural Joaquim Lavoura), um espaço que não era da Secretaria de Educação e hoje estamos numa sede própria, em Alcântara. Ainda estamos adaptando o espaço. Assim, ocorreu com a biblioteca, que teve que ser fechada uma semana antes da mudança para que pudéssemos empacotar os livros. A biblioteca não está extinta, nós sabemos da sua importância para o município, apesar de nós termos um público de 20 a 25 pessoas por mês, que procuram o espaço. Nós vamos reinstalá-la em um local bem equipado, bem reformado. Por enquanto, os livros estão guardados no 3º BI - explicou o secretário.


As obras de reforma no novo espaço já começaram, segundo Marcelo. “Começamos o trabalho, mas é preciso entender que não temos como fechar a biblioteca às 17h em um lugar e reabrir às 9h no dia seguinte em outro local. É uma biblioteca, com milhares de livros catalogados, tem que ter organização. A gente precisa pelo menos de um período de 60 dias para a reorganização. Mas estamos com uma meta de em 30 dias fazer a inauguração”, afirmou Marcelo Azeredo.

A Biblioteca Pública Municipal de São Gonçalo foi inaugurada em 1942, sendo transferida para o Centro Cultural Joaquim Lavoura em 1988. Além de servir como fonte de pesquisas para o publico, em seu espaço são realizadas palestras e atividades literárias como a contação de histórias, que sempre reúne professores e estudantes, principalmente das escolas da Rede Pública Municipal.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page