Buscar

Moradores da Venda da Cruz aprendem a reciclar e a reaproveitar alimentos


Curso é oferecido pelo Sesi a 1.200 famílias do condomínio no antigo 3º BI


Nesta quinta-feira (13), houve a entrega dos certificados para finalizar o último dos três dias de curso do Projeto Cozinha Brasil, no Residencial Venda da Cruz (antigo 3º BI). A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais e o Serviço Social da Indústria (SESI), contou com a participação de 40 moradores do empreendimento Minha Casa Minha Vida para aprender a cozinhar receitas saudáveis, através da reciclagem e o reaproveitamento de alimentos.

Durante os três dias, a nutricionista do SESI, Natalia Coelho, e o chefe de cozinha, Reginaldo Lima, ensinaram teorias básicas de reutilização dos alimentos. Algumas das receitas foram a receita de bolo de casca de laranja, o suco da horta, o docinho de arroz, uma forma diferente de fazer o tabule e o refresco tropical de inhame. Cada dia teve o ensinamento de comidas específicas e trocas interessantes, como por exemplo, o cuidado na hora da manipulação dos alimentos, principalmente com a higiene, ambos essenciais para uma durabilidade e conservação do produto.


- Foi um curso de 10 horas de aproveitamento integral dos alimentos e consumo consciente. Ensinamos todas as técnicas de conservação para ampliar o tempo de duração dos alimentos em casa, evitando desperdício. Além de técnicas de reaproveitamento de frutas, sementes, cascas e talos para fazer novas receitas saudáveis. A cada edição vemos o avanço do programa e o interesse de mais pessoas esperarem a próxima edição para participar - explica Luciana Vieira, responsável técnica na Secretaria de Planejamento.

O programa, que traz a oportunidade às 1.200 famílias que vivem no local em promover bons hábitos alimentares por meio de aulas práticas e teóricas, disponibiliza a todos participantes um certificado e um livro de receitas do Cozinha Brasil, com mais de 20 receitas diferentes. Além de um aprimoramento na gastronomia profissional ou para dentro de casa.


Diversas são as ações que integram o projeto de trabalho técnico social de empreendimentos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida realizados pela Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais, com foco na organização e mobilização comunitária e participativa de modo a fortalecer os laços sociais dos moradores dos residenciais contemplados pelo programa Minha Casa Minha Vida. As parcerias entre o Sesi, Senai e Sebrae proporcionam aos beneficiários contato com orientações e cursos sobre temas como educação ambiental, educação financeira, atividades físicas, costureira industrial, fabricação de bolos, doces e salgados, assistente administrativo, pintor, além de palestras sobre organização de renda familiar, mulher empreendedora, micro empreendedor individual, orientação e formalização dos empreendedores individuais, entre outros.

#CIDADE #SÃOGONÇALO #RECICLAGEM #ALIMENTOS

MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon