top of page

São Gonçalo desburocratiza e amplia o sistema de abertura e registro de empresas


A iniciativa visa desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas


Encontro ocorreu na prefeitura/Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (17), o prefeito José Luiz Nanci se reuniu com representantes da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) para inserir a ferramenta de alvará online no município e facilitar os empresários e contadores nos trâmites processuais para abertura e fechamento de empresas. A partir de agora, os empreendedores interessados poderão realizar o alvará 100% online para empresas já registradas na Jucerja, sem a necessidade de se deslocar a uma sede da mesma, desde que tenha em mãos os documentos necessários com as taxas pagas dentro do prazo estabelecido.

- A desburocratização ajuda no aumento da legalização do município e cria um ambiente facilitador para a criação de uma empresa. Será um grande avanço para nós, pois essa velocidade estimulará a regularização de negócios e incentivará os gonçalenses ao mundo empreendedor - declara o prefeito José Luiz Nanci.

O presidente da Jucerja, Vitor Hugo Feitosa, explica o objetivo dessa adesão ao Sistema de Registro Integrado. “Queremos oferecer um serviço mais ágil e de qualidade para o cidadão com o serviço online. O novo instrumento vai reduzir a burocracia e o tempo que o empreendedor leva para conseguir o documento. Com esse sistema integrado, quando uma pessoa abrir a empresa na Junta Comercial, ela já terá o acesso diretamente na prefeitura, não tendo que dar entrada em outro pedido. Ao abrir a empresa, a abertura será encaminhada à prefeitura de forma automática”, explica.

A iniciativa visa desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, integrando os órgãos públicos, como a Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e as prefeituras.

- Com esse sistema integrado a expectativa é uma melhora na arrecadação do município, uma vez que haverá a facilidade para a criação de empresas - afirma Eduardo Combat, secretário de Fazenda.


Outra novidade é a instalação de uma Delegacia da Jucerja na Casa do Empreendedor. Com a função de protocolo local, três servidores capacitados realizarão esse sistema de entrada de processos dos novos empreendedores, o interessado não precisando se deslocar até a cidade do Rio de Janeiro ou Niterói.

- Ela funcionará como outra opção para aqueles que não puderem realizar online. Isso tudo só tem a contribuir para nós do município, melhorar o ambiente do negócio de forma exponencial para os possíveis empreendedores que queiram se registrar, abrir ou fechar uma empresa. É um sonho antigo que conseguimos conquistar - afirma Evanildo Barreto, secretário municipal de desenvolvimento econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho.

No dia 15 de julho, uma outra reunião está marcada para confirmar o que já foi definido e inaugurar a Delegacia da Jucerja na Casa do Empreendedor, localizada na Alameda Pio XII, nº 284, Centro – SG.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page