top of page

Foco Legislativo: Mariola faz escola em Niterói



O vereador Paulo Bagueira (SDD, na foto à esquerda) foi convocado para ocupar uma cadeira de deputado na Alerj, mas depende que seus colegas da Câmara de Niterói aprovem emenda à Lei Orgânica do município que permite o licenciamento de parlamentares do cargo.

O que deve acontecer sem problemas em segunda e última discussão. Em 2017 os parlamentares gonçalenses aprovaram lei similar de autoria de Jorge Mariola (PHS) que possibilitou, por exemplo, a posse do agora deputado Capitão Nelson (Avante).

A iniciativa, por sua vez, não é novidade. Outras câmaras legislativas Brasil afora tomaram mesma decisão que tem atualmente o mérito avaliado pelo STF.

O caso de Bagueira, que preside a Câmara, é inusitado: ele é suplente do suplente. O titular da vaga, Anderson Alexandre, e seu suplente imediato, Coronel Jairo, ambos do partido Solidariedade, estão presos.

Fechamento de biblioteca em São Gonçalo teve repercussão nacional


O fechamento da biblioteca pública municipal no Lavourão chamou a atenção da Biblio, uma das maiores publicações nacionais na área de cultura, livros e bibliotecas. O vereador Professor Paulo (PCdoB), que preside a Comissão de Educação da Câmara, foi procurado para comentar a situação constrangedora para o município.

LDO

Após a realização de três audiências públicas, a Câmara recebeu 98 emendas à proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, enviada pelo Poder Executivo no mês passado. Hoje, a partir das 17 horas, a Mensagem será votada, com as emendas, pelo plenário da Casa. Segundo o texto, em análise na Comissão de Finanças e Orçamento, a estimativa de receita para o próximo ano é de R$ 1.446.460.482.

A todo vapor


A dupla Cici Maldonado e Eduardo Willian taquetá.

Pré-candidatos, o primeiro a prefeito e o segundo a vereador, inauguraram na segunda, 17/6, uma espécie de 'quartel-general' na Rua Visconde de Itaúna, bem em frente a Faculdade/Colégio Paraíso.

Segundo Cici, o escritório foi montado para atender as demandas da população e servir, por que não, como um 'termômetro' eleitoral para 2020. Pelo menos 120 pessoas passaram por lá no dia da inauguração.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page