top of page

'Mamóvel' segue fazendo exames gratuitos no Sesc até final de julho


Serviço já atendeu milhares de pessoas


A partir de segunda-feira (1°) a Unidade Móvel Saúde Mulher, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Sesc , realizará exames gratuitos de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero. O equipamento ficará na unidade de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até o dia 31 de julho, recebendo apenas pacientes encaminhadas via Sistema de Regulação (Sisreg) – mulheres entre 50 e 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau.


- É muito bom termos parcerias que beneficiem ainda mais a população e contribuam para a qualidade de vida das pessoas. Além de toda a nossa rede de acolhimento na Saúde, teremos neste mês mais um braço que irá ampliar o atendimento, garantindo o acesso a um serviço de qualidade - disse o prefeito José Luiz Nanci.

Durante o período, o equipamento será um braço do sistema municipal de saúde e receberá apenas pacientes encaminhadas via Sistema de Regulação (Sisreg) – mulheres entre 50 e 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau.

A parceria com o Sesc teve início em fevereiro, e durante dois meses alcançou mais de 2 mil pessoas. A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9m x 3m, dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do preventivo. Em paralelo aos exames, serão realizadas ações de orientação em saúde para mulheres.

Em 2018 a secretaria Municipal de Saúde realizou 30 mil mamografias. O exame possui um alto índice de procura não só em São Gonçalo mas em todo país. Para o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, ampliar o atendimento é garantir o bem estar e a saúde integral a toda população.

- Somos um município com mais de 1 milhão de habitantes. Sabemos que todas as equipes da rede da Saúde tem realizado um grande esforço para que a demanda seja suprida, e poder contar com essa parceria garante não só a rede, mas a população, mais possibilidades de acesso nos exames preventivos e diagnósticos. Esperamos um grande público e que as pessoas utilizem deste serviço que é um direito - afirmou.

A diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho, destacou a importância da unidade móvel para a vida das mulheres. “Esse equipamento detecta dois dos cânceres que mais acometem as mulheres brasileiras: o de mama e o de colo de útero. Se forem diagnosticados precocemente, oferecem às pacientes de 95% a 100% de chance de cura. Portanto, é uma iniciativa que salva mulheres. Com isso, o Sesc reforça o seu maior papel, que é cuidar do bem-estar social e oferecer qualidade de vida às pessoas”, disse Regina, acrescentando que o impacto da doença não se limita às pacientes; atinge também suas famílias.

Após o exame de mamografia, as imagens de Raio-X serão remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, fará o laudo e o encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, fará a devolutiva aos pacientes.

A intenção é que os resultados fiquem prontos em aproximadamente 15 dias a partir da realização dos exames.

Serviço

SESC São Gonçalo

Av. Pres. Kennedy, 755 - Estrela do Norte, São Gonçalo


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page