22 é logo ali: Freixo vai à Maricá conhecer políticas públicas adotadas na cidade

Antonia Pellegrino, companheira do parlamentar, comparou a cidade litorânea à Shangri-lá, lugar paradisiáco criado pelo escritor inglês James Hilton, promessa de um mundo novo possível

Freixo visita Cine Henfil – Foto: Evelen Gouvêa
Freixo visita Cine Henfil – Foto: Evelen Gouvêa

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) foi à Maricá na última sexta (07) conhecer as políticas públicas implantadas pelo PT na cidade. O parlamentar foi ciceroneado pelo prefeito Fabiano Horta e o vice, Diego Zeidan, filho do ex-prefeito Washington Quaquá, que deu início à "dinastia" petista na cidade em 2009.


O movimento de Freixo é uma evidente aproximação ao PT com vistas à sucessão estadual de 2022. O parlamentar, que não esconde querer encabeçar uma frente partidária ampla contra o bolsonarismo e as milícias no Rio de Janeiro, sinalizou incorporar a seu programa de governo as iniciativas adotadas no município litorâneo.


É uma cidade pensada, planejada e voltada para as pessoas, acho que é muito importante. Visitei as escolas e vi que é de uma qualidade de investimento que é agregador, pois sou professor. Já sabia de muita coisa existente, mas olhar, visitar é uma coisa extraordinária”, afirmou o deputado.


O primeiro local de visita foi a Escola Municipal Mata Atlântica, no Recanto. Depois, passou pela orla urbanizada de Itaipuaçu e conheceu o Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT), escola de tempo integral para mais de mil alunos que está sendo erguida no bairro. Ainda em Itaipuaçu, o prefeito e Marcelo Freixo foram à agência do Banco Mumbuca. O banco é o encarregado de fazer os créditos mensais em moeda social local do programa Renda Básica de Cidadania (RBC) a 42.500 beneficiários.


A produtora e roteirista Antonia Pellegrino, casada com Freixo, acompanhou o companheiro na visita à Maricá a quem chamou de "Shangri-lá" no Twitter num dos elogios que fez à cidade administrada pelo PT há 13 anos. A cidade paradisíaca está na obra Horizonte Perdido (1933) do escritor inglês James Hilton, onde o tempo parece deter-se em ambiente de felicidade e saúde, com a convivência harmoniosa entre pessoas das mais diversas procedências

A equipe conheceu também o Parque a Céu Aberto Cidade de Maricá – o maior dos projetos de urbanização de orlas nas lagoas que mudaram a qualidade de vida na cidade. O grupo foi ao Cine Henfil, conheceu ainda o aeroporto municipal e a lona cultural Marielle Franco, na Barra de Maricá, batizada assim em homenagem à vereadora e sua ex-assessora parlamentar assassinada em março de 2018. Freixo e o prefeito Fabiano Horta retornaram ao Centro num ônibus Vermelhinho, conhecendo o programa Tarifa Zero de transporte público gratuito.


O deputado Marcelo Freixo cumpre um papel histórico importante na defesa das políticas públicas de inclusão social, em defesa da cidadania. Para nós, foi um prazer poder apresentar alguns projetos que Maricá vem desenvolvendo com muito êxito ao longo dos anos, como o Tarifa Zero. Fiz questão de andar com ele para mostrar a importância da dinâmica na vida das pessoas, o quanto isso traz de benefícios e o quanto isso é importante de estar sendo feito entre as cidades. Ele ficou muito impressionado com esse exemplo”, afirmou o prefeito Fabiano Horta ao desembarcar da viagem, no Centro.






MALUGA_2.jpg
QV1.jpg
Banner_300x250_Homem.gif