top of page

Ação conscientiza sobre descarte de óleo de cozinha no Centro de SG


Voluntários ajudaram na ação/Foto: Divulgação
Voluntários ajudaram na ação/Foto: Divulgação

Com o objetivo de orientar a população sobre descarte correto do óleo de cozinha e incentivar a preservação do meio ambiente, nesta sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu uma ação na Rua Salvatori, no centro da cidade. A atividade, que ocorreu de 9h às 17h, contou com as responsáveis pelo projeto “Conscientização da Despoluição do Meio Ambiente” para conscientizar a população local dos benefícios da reutilização do óleo para a transformação do sabão ecológico.


- Um dos produtos domésticos mais danosos ao meio ambiente é o óleo de cozinha usado. Logo, é necessário fazer ações desse estilo para que a população compreenda que o descarte não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação do solo e da água. Queremos agregar valor às pessoas, rentabilidade e conscientização - declara José Rafael de Abreu, secretário municipal de Meio Ambiente.


Na atividade, as voluntárias do projeto, que tem parceria com a Prefeitura, abordaram as pessoas na rua para transmitir a importância do descarte correto do óleo e os benefícios da reutilização dele. Além de distribuírem a receita de como realizar a transformação do óleo no sabão e algumas pequenas amostras.

- Esse é um evento para conscientizar as pessoas que o óleo de cozinha usado diariamente pode ser reutilizado de outra forma. A maioria das pessoas faz o descarte incorretamente, então viemos aqui para mostrar que o óleo pode ser transformado em sabão e como realizar esse feito. O sabão utilizado é eficiente para limpar inox, fogão, chão, limpar a casa. Não é recomendado a utilização do sabão para higiene ou lavagem de roupas. Então, vamos conscientizar, vamos proteger nosso meio ambiente, porque hoje são os animais que são prejudicados com o descarte incorreto, amanhã seremos nós. Então devemos fazer essa preservação do meio ambiente - explica Lucimar dos Santos, uma das responsáveis pelo projeto.


A enfermeira de 45 anos, Edivaneide Alzira, ficou sabendo da ação ao passar nas proximidades. A moradora do Luiz Caçador afirma que desde mais nova sua família ensinou a forma correta de descarte do óleo. “Lá em casa a gente sempre foi muito cuidadoso com essa questão de preservar o meio ambiente. Porém, hoje eu não consigo mais fazer o sabão, não tenho tempo e nem lembrava como era a receita da reutilização. Foi interessante a ideia desse evento, porque as pessoas precisam desse conhecimento. O que mais conheço são pessoas que nem fazem ideia que o descarte do óleo de cozinha faz mal. Apoio essa causa e que mais pessoas se conscientizem”, informa.


O projeto "Conscientização da Despoluição do Meio Ambiente” existe há três anos no município e possui um canal de contato com a população para recolher o óleo usado e o transformar em sabão ecológico. A cada garrafa pet entregue são revertidos dois potes de sabão. Desde a criação até o momento mais de 7700 litros de óleo usado foram recolhidos pelo programa.


- A cada 20 mil litros de óleos jogados fora, 20 mil litros de água podem ficar poluídos. Então, devemos nos preocupar que transformar esse óleo em sabão é a melhor forma de não prejudicar o meio ambiente e nosso próprio cotidiano. Já tem mais de 150 famílias cadastradas que fazem a troca com a secretaria do óleo pelo sabão e nosso objetivo é atingir o máximo de pessoas possível - complementa a coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente, Aretha Salles.


As pessoas que se interessarem em conhecer o projeto e/ou descartar o óleo utilizado em casa, podem entrar em contato através do Whatsapp pelos números (21) 97586-8305 / (21) 99601-7666.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page