top of page

A arte, a poesia e o engajamento da baiana Zezé, por Regina Alves


Pensando na legenda: Através da arte o artista Salva o mundo! Me vem outro pensar: E quem salva o artista? Estamos tendo muitas perdas naturais , perdas de identidade Cultural e a passos largos ações danosas que perdurará negativamente para a classe artística. Mas nós somos RESISTÊNCIA , PERSISTÊNCIA e muitos artistas não fogem da luta. Então você fazedor da arte não deixe de Lutar pela PL/1075. Juntos somos SOMA!


E vamos do que você não pode perder de jeito nenhum nesta semana?


Então a pergunta do Coletivo AFETO Poético no SARAU da SEGUNDA SEM LEI É: O que você artista faz para fazer o outro feliz? Então não perca esse mega encontro e traga sua arte para rede do Instagram do @coletivoafetopoetico às 18:30H. Lembrando que os Saraus do Coletivo AFETO Poético é sempre aos domingos, segundas, sextas. Não percam!


A Cantora Juçara Freire estará neste Programa: JOTAPE TOCA3 nesta terça-feira dia: 26-05 às 20:00H. Não percam!


Já ouviu falar desse projeto Poesia Copioba?

E uma edição digital do livro Nazaré das Farinhas e Poesias editada pela historiadora e poeta Vitória Martina. Sigam esse belo trabalho no you tube. 


Um momento de Completude na vida dessa Grande Mulher NEGRA ativista a NOSSA VOZ com A FORÇA da ANCESTRALIDADE. A psicóloga, poeta e escritora Sol de Paula estará em lançamento virtual do seu livro Sol Em Pequenas Doses na sua página no Instagram @soldepaula.oficial dia: 06-06 às 16:00H. https://instagram.com/soldepaula.oficial?igshid=ektd3j2hj8x4


Que tal UMAS NOTAS POÉTICAS pra afagar e fazer refletir ? Pois é exatamente essa ideia do poeta, escritor, produtor Cultural e integrante do Coletivo AFETO Poético Jordão Pablo de Pão. Ele vem fazendo com maestria em seu blog. Ai você deve pensar: Mas gente como consegue? Simples a escrita neste grande escritor e poeta é uma constante. Amigos próximos falam na casa do Jordão você abre a geladeira cai um poesia. Sigam o blog e se delicie. http://www.notaspoieticas.WordPress.comw


O bate papo dessa semana na página do Instagram @regginalves será com a cantora, compositora e letrista Juçara Freire falando sobre os desafios de se fazer trilhas sonoras para peça. Naquele nosso bate papo que a cada dia vai crescendo sobre DESCONSTRUÇÃO DO ATOR - PERSONAGEM sempre aos sábados às 18:30H. https://www.instagram.com/regginalves?r=nametag


Momento PING & PONG - Entrevista- A Arte Sem Fronteiras.

E a de hoje é da Bahia e vem nos cativando através de lives no Coletivo AFETO Poético e seu engajamento nas questões sociais e da Mulher (Violência Doméstica) merece e deve se ouvida. Conheçam Maria José de Souza Matos para nos Zezé. 

1. Seu nome?

Maria José de Souza Matos


2.O que te move na arte?

Eu sou movida pela poesia, a arte da escrita e narrativas orais.


3. Quais são suas maiores inspirações e transpirações ?

Deus, pessoas, gestos, lugares, amores, as questões sociais e das mulheres vítimas de violência doméstica. Esses temas me move.


4. O que te incomoda em sua composição, onde mais canaliza sua escrita ( arte)?

O lidar com o lado sombrio que temos e com isso me transporto para fantasia e das palavras poéticas. Mas tem horas que não dá ainda mais vendo e sabendo que existe tantas injustiças e violência.


5. Quem é você, e como se define?

Sou professora, contadora de história,  escritora e poeta. Vivi situações adversas e me achava uma mulher frágil mas com tempo vi que não era tanto assim. Deus, família, bons amigos e a poesia me rodeiam de AFAGOS.


6. Onde te acho nas redes sociais e contatos?

Cel: (71) 992100053

Instagram: @zuzuba40 / @mazelcotinha

Facebook: Maria José Matos.


7. Como quer que sua arte seja vista?

Quero que alcance crianças de todas as idades e mulheres que não tem Voz para gritar suas dores. Quero vê-la onde possa alcançar quem dela puder proveito tirar. Onde possam encontrar estímulo na jornada. E possam ver o belo de se levantar a cada queda e se RECONSTRUIR.


Regina Alves é atriz, escritora e produtora cultural.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page