top of page

A grande política venceu, por Helcio Albano


Alexandre Gomes e Prof. Paulo/Foto: Arte: Divulgação/TV Win
Alexandre Gomes e Prof. Paulo/Foto: Arte: Divulgação/TV Win

Foi feito muito barulho por muitíssimo pouco em relação a votação das contas do prefeito Nanci. No fim das [contas], os vereadores fizeram justiça em rechaçar o parecer do TCE, assim como já solicitado pelo Ministério Público na semana passada. O resultado em si não causou-me estranheza, tirando apenas o fato do repentino interesse cidadão da TV Globo em transmitir ao vivo trechos da sessão na Câmara em seu telejornal noturno.


O burburinho todo, viu-se, ocorreu por uma mistura difusa de falsa sensação de vazio de poder, pela (controversa) má avaliação popular do prefeito e pela nova composição sucessória do governo.


De todo modo, a grande política venceu.


O vereador Alexandre Gomes (PSB) foi firme e certeiro em sua defesa das contas de Nanci, já aprovadas pela Comissão de Orçamento, deixando claro que o descontrole fiscal momentâneo foi resultado inequívoco de uma herança maldita muliniana.


Com coragem e coerência, o Prof. Paulo (PCdoB) agiu em defesa de sua classe dando uma lição em perspectiva: condenando o prefeito agora, condenaria os servidores a pagar eternamente o pato por qualquer desequilíbrio fiscal que venha ocorrer no futuro. O parlamentar é servidor público do município aposentado.


Depois de seu voto e fala, foi agredido covardemente por um troglodita dublê de assessor parlamentar, que acabou sendo expulso do Plenário.


Dessa vez, a civilidade e o bom senso venceram a estupidez e a violência.


Plus

Jorge Mariola, vereador decano da Câmara, também defendeu de modo lúcido e eloquente o prefeito José Luiz Nanci. Mas a nota não é sobre isso.


Ele, num desses milhões de grupos políticos de Whatsapp que existem em São Gonçalo, afirmou com todas as letras que o cacique do DEM, Adolfo Konder, trabalhou nos bastidores pela reprovação das contas de Nanci. Konder teria ameaçado o vereador de seu partido, Fael, de expulsão caso não acatasse sua orientação.


Fael foi exonerado da Secretaria de Meio Ambiente para reforçar a base parlamentar de Nanci e garantir a aprovação das contas.

Helcio Albano é jornalista editor do Jornal Daki.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page