top of page

A Ler é Arte precisa de um respirador, por Fábio Rodrigo


Leitora com o 'Cambada', de Erick Bernardes, ao lado da proprietária da livraria, Virgínia/Foto: Instagram
Leitora com o 'Cambada', de Erick Bernardes, ao lado da proprietária da livraria, Virgínia/Foto: Instagram

Fui informado de que a livraria Ler é arte estava pra fechar as portas. Meu amigo Erick Bernardes foi quem me deu a triste notícia de que as dificuldades financeiras têm atrapalhado muito a permanência desta importante livraria na nossa cidade. Já é possível imaginar que ficamos sensibilizados com toda esta situação. A partir daí, foi iniciada a campanha “A Ler é Arte precisa de um respirador”, que conta com o apoio de vários escritores e simpatizantes da tão querida livraria.

Me senti na obrigação de fazer parte dessa campanha. Não é difícil saber o motivo. Sou escritor, amante das letras, nascido e criado em São Gonçalo e sei do quanto nosso povo carece de espaços como este. Além disso, posso afirmar para vocês que não há outra livraria que consegue reunir autores como Rodrigo Santos, Rômulo Narducci, Décio Machado, Rui Aniceto Fernandes, Erick Bernardes, Mário Lima Jr., Paulo Brasil, Mendonça Venâncio, Nilda Ferreira, entre outros. Quem entende do riscado sabe que esses escritores são feras. E é um grande privilégio tê-los em nosso município.


Fechar a livraria Ler é Arte é fechar um dos poucos lugares em São Gonçalo para ter contato com o universo literário. Lá há todos os atributos para que qualquer amante das letras possa apreciar o que há de mais consagrado no reino das palavras. Além dos escritores locais, a Ler é arte tem também em seu acervo livros de autores consagrados pelo grande público.

Portanto, caro leitor, quem é gonçalense de verdade sabe o que estou falando. É dever nosso lutar pela permanência desta livraria em nossa cidade. Certamente nenhuma outra livraria será capaz de tocar os nossos corações e de nos sensibilizar como a Ler é Arte.


A livraria Ler é Arte fica na Galeria da Matriz, em frente à Igreja Matriz, no Centro. O telefone/WhatsApp é 21 98474-6035.

Fábio Rodrigo Gomes da Costa é professor e mestre em Estudos Linguísticos.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page