top of page

Abre teu olho, Lula! - por Helcio Albano


Shinzo Abe/Foto:  JOHN THYS / AFP
Shinzo Abe/Foto: JOHN THYS / AFP

Ontem (07), enquanto ocorria na Cinelândia o "Lula in Rio", o ex-primeiro ministro japonês Shinzo Abe, 67, foi assassinado na cidade de Nara, oeste do Japão, no momento em que realizava um ato de campanha ao Senado de lá.


Abe foi baleado com dois tiros de uma arma improvisada, disparada por um homem de 41 anos, que confessou à Polícia não gostar das políticas nacionalistas defendidas pelo ex-premiê, que renunciara ao cargo em 2020 em meio às críticas de condução da crise sanitária da Covid-19 em seu país.



Um pouco antes de Lula chegar ao evento no Rio, dois atentados com explosivos ocorreram. Um deles com artefato plástico que continha fezes e urina, segundo confissão do terrorista, que está preso. Em junho, episódio semelhante ocorreu em Uberlândia (MG). Nesta semana, o juiz que mandou prender Milton Ribeiro foi atacado com mesmo material escatológico. Há um padrão. E cabe a Polícia saber se com comando único.


O que aconteceu no Japão não é isolado. Espraia-se em todos os continentes. Na Ucrânia, antes de eclodir a guerra, esquerdistas eram perseguidos e eliminados pela turma do Zelenski. Na Colômbia, Petro e Francia subiam aos palanques com coletes. Ontem Lula estreou o seu. E devem ter razões concretas que o convenceram disso.


Imbecis bolsonaristas de ultradireita comemoraram o atentado como a "prova da rejeição do DataPovo a Lula". E fizeram isso abertamente no esgoto das redes sociais. Num país permissivo e violento como o Brasil, tudo é possível. Abre teu olho, Lula!


Siga @helcioalbano

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page