top of page

Agentes Comunitários de Saúde celebram 20 anos de atividades

Profissionais são peças-chave na Estratégia de Saúde da Família de São Gonçalo

Aproximadamente 50 profissionais participaram de homenagem organizada pela Secretaria de Saúde/Foto: Divulgação
Aproximadamente 50 profissionais participaram de homenagem organizada pela Secretaria de Saúde/Foto: Divulgação

Peças fundamentais na Estratégia de Saúde da Família realizada em São Gonçalo, há vinte anos os Agentes Comunitários de Saúde fazem parte do cotidiano de milhares de gonçalenses. Para comemorar a data, uma homenagem aos agentes foi realizada nesta sexta-feira (23), na Clínica Gonçalense do Mutondo.


Atualmente, 1064 agentes atuam em todo o município. Aproximadamente 50 agentes comunitários de Saúde participaram da homenagem e celebraram a data na tarde desta sexta-feira. Foi um momento em que os trabalhadores lembraram dos desafios que tiveram durante a carreira e também relembraram aqueles que se foram durante a pandemia do novo coronavírus.



É uma data que precisa ser comemorada! São vinte anos de muito trabalho e dedicação e nesse tempo de convivência formamos uma verdadeira família”, comemorou Sandro Thall, coordenador geral da Saúde Administrativa.



Os agentes comunitários de Saúde fazem a ligação entre a população e o atendimento básico de saúde realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF) em todo o município, um trabalho fundamental para o atendimento preventivo.


Infelizmente boa parte da população é muito descrente do atendimento da atenção básica e muitas pessoas ainda pensam que não estão precisando de uma consulta porque acham que estão bem de saúde. A população ainda tem essa mentalidade de tratar e não prever a doença”, disse Vilma Xavier, coordenadora de Atenção Básica Regional.


As entrevistas e análises familiares feitas pelos agentes verificam o histórico de lar, contribuindo para que os gonçalenses tenham o monitoramento médico necessário, evitando problemas futuros.


Se a família abre a porta para o agente comunitário e ele detecta que o pai é diabético e tem um filho de dez anos de idade, além do cuidado com o pai, o trabalho do agente de saúde é feito para que essa criança de dez anos já comece a cuidar da saúde para ter uma melhor qualidade de vida e não venha desenvolver diabetes precocemente” , finalizou Vilma.


Em muitos casos, o trabalho dos agentes de saúde resulta em vínculos de longa data, acompanhando de perto o crescimento e desenvolvimento de inúmeras famílias em São Gonçalo, criando um forte vínculo com os bairros e comunidades onde atuam.


A presença do agente é importante porque ele conhece o local onde atua. Não temos horário para atender, já aconteceu de eu estar no supermercado com a minha família e ter de dar atenção a moradores. Isso acontece por conta desse vínculo entre agente comunitário e morador. Nós somos os primeiros a saber as necessidades de atendimento médico dessas pessoas”, destacou Clemilda Miranda, agente comunitária desde 2001.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page