top of page

Agricultura e pesca na pauta do Conleste em Itaboraí

Secretários de municípios do Consórcio se reúnem para falar sobre a Câmara Técnica de Agricultura

Secretários se reuniram em Itaboraí/Foto: Divulgação
Secretários se reuniram em Itaboraí/Foto: Divulgação

Os secretários municipais de Agricultura de alguns municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), se reuniram na última segunda-feira (03/08), na sede do consórcio, para falar sobre a estruturação da Câmara Técnica de Agricultura.


A criação do grupo visa apoiar a formulação da política agrícola dos municípios do Leste Fluminense, assim como, garantir melhores oportunidades para os agricultores familiares da região. E tem como objetivo melhorar a estrutura e fortalecer o setor. O Conleste tem realizado diversas articulações, tanto estaduais, quanto federais, junto às Secretarias de Agricultura dos 16 municípios que compõem o consórcio.

- Temos que mostrar nossa força como produtores de alimentos e nada melhor do que a nossa união para reivindicar melhorias como assistência técnica, patrulhas agrícolas e maquinários para estradas vicinais e a comunicação (internet), no meio rural, para que a informação chegue mais rápido no produtor rural. Somos uns dos principais produtores de flores de forração do estado e a assistência técnica é muito precária. Com maior apoio o setor, que com a pandemia, foi um do que mais cresceram, poderíamos alavancar ainda mais a produção - declarou o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Itaboraí, Renato Machado.


Vale destacar também que o novo grupo vai auxiliar a estruturação das atividades de pesca e aquicultura. Dessa forma, será possível ampliar o potencial econômico regional, por meio de diversas frentes que estão vinculadas às Secretarias de Agricultura dos municípios.


O diretor-geral do Conleste, João Leal, comentou que a criação da Câmara Técnica tem como foco a estruturação para a participação em programas e editais voltados para o setor agrícola. Com isso, já nessa primeira reunião foi discutido sobre a necessidade de maquinários para disponibilizar aos agricultores. Isso porque, o Conleste e Câmara Técnica já estão com um programa em vista, chamado “Fortalece Sociobio”, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


A reunião contou com a presença dos secretários municipais de Agricultura de Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá. Além desses, estavam presentes o assessor Adriano Lopes, da Subsecretaria de Estado de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page