top of page

Alcântara finalmente conheceu o glamour - por Mário Lima Jr.


O 'Bom Velhinho' e as autoridades municipais no Alcântara/Foto: Divulgação
O 'Bom Velhinho' e as autoridades municipais no Alcântara/Foto: Divulgação

Ostentando um túnel de LED de 165 metros de extensão no seu Calçadão, Alcântara se tornou um dos bairros mais charmosos do Estado do Rio de Janeiro, superando bairros da zona sul da capital. Papai Noel em pessoa circula pelo maior centro comercial de São Gonçalo. O verdadeiro bom velhinho, bem arrumado e fofo, tão bonito que até usa óculos. Além do Papai Noel, outras autoridades de peso adotaram o Alcântara como ponto de encontro, emprestando ao bairro uma classe que ele não tinha, apesar da sujeira permanente.


O túnel saiu de graça pro povo de São Gonçalo, melhor que injeção na testa. Graças à parceria entre o governo municipal, a Associação Comercial, Empresarial, Industrial e Rural de Alcântara, Concessionária Águas do Rio e o Shopping Pátio Alcântara. As vendas devem aumentar entre 30% a 40% em relação ao mesmo período do ano passado (Jornal Daki), com o Calçadão iluminado a tendência é que o gonçalense compre mais, motivado pelas luzes de Natal e pelo trabalho “lindo de morrer” da família Ruas à frente do Poder Executivo.



De acordo com os organizadores da iniciativa gonçalense, a intenção foi reproduzir projetos semelhantes em municípios como Penedo e Maricá para atrair mais frequentadores para Alcântara, região tradicionalmente populosa. Só que o impacto de luzes de LED em São Gonçalo é mais marcante, principalmente financiado por patrocinadores tão especiais.


O Pátio Alcântara tirou um direito básico da população, o de se sentar em praça pública. Para respirar ao ar livre e descansar do barulho constante do trânsito e dos anúncios sonoros ilegais. Ajudando a comprar luzes decorativas que custam R$ 15 a centena, o shopping compensa, perfeitamente, o povo pelo mal que fez.



Nova na cidade, a Águas do Rio começou de forma coerente a missão de distribuir água e tratar o esgoto municipal. Poderia ter apoiado a criação de uma solução para as residências na beira do Rio Alcântara que jogam esgoto diretamente no rio. Ou ajudado a recolher o lixo, pneus, móveis e eletrodomésticos jogados nas margens do rio a menos de cinquenta metros do Pátio Alcântara. Mas tanto o Pátio quanto a Águas sabem que a despoluição não conta com o mesmo glamour de lâmpadas de LED baratas.


Ao longo do túnel iluminado, a fiação elétrica permanece arrebentada, embolada e perigosa. As lanchonetes ainda largam sacos com o resto dos lanches vendidos no chão do bairro e a Prefeitura é incapaz de coibir, fiscalizar e multar. Mesmo assim, o futuro de Alcântara é “brilhante”, na opinião do governo. Corre pra ver, o túnel de LED vai embora dia 6 de janeiro.



Mário Lima Jr. é escritor.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page