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Alvarás 100% onlines em São Gonçalo

Novidade foi anunciada no mês passado pelo governo

A partir de agora, o processo de emissão de alvará está sendo realizado 100% online. Na última quarta-feira (10), o município de São Gonçalo deu início ao novo modelo através do sistema da Rede Sim, incorporado ao REGIN, o Sistema de Registro Integrado da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). O objetivo é facilitar os empresários e contadores nos trâmites processuais para a abertura e fechamento de empresas. Com isso, os interessados não precisarão mais comparecer à Prefeitura para realizar a emissão dosalvarás e os procedimentos poderão ser concluídos rapidamente, desde que eles estejam munidos de todos os documentos necessários.


- Queremos oferecer um serviço mais ágil e de qualidade para o cidadão. Com essa nova implementação e desburocratização do sistema, há um aumento da legalização do município e gera um ambiente facilitador para a criação de uma empresa. Será um grande avanço para nós, pois essa velocidade estimulará a regularização de negócios e incentivará os gonçalenses ao mundo empreendedor - declara o prefeito José Luiz Nanci.

Anteriormente, os contribuintes necessitavam comparecer pessoalmente à Prefeitura para realizar a emissão do alvará, mas com esse novo processo, é possível realizar online, pois ao abrir a empresa, a solicitação será encaminhada à prefeitura de forma automática. Com isso, a iniciativa visa desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, integrando os órgãos públicos, como a Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e as prefeituras. 


O subsecretário municipal de Tributos, Pedro Luciano, afirma que o incremento dessa possibilidade foi fruto do esforço dos servidores da Fazenda e que os alvarás já estão sendo emitidos online, gerando mais agilidade.


- Até ontem a gente emitia o alvará através da requisição de processo físico, acumulando muitos processos toda a semana. Agora não será mais necessário, podendo ser realizado através da internet. O contribuinte estando com os documentos solicitados, atendendo todas as exigências feitas e passando no processo de viabilidade, em 2 ou 3 dias, espera-se que haja conclusão da solicitação. Isso vai diminuir o custo e, com esse sistema integrado, a expectativa é uma melhora na arrecadação do município. A tendência é mais para frente acabar com a parte física e realizar todos os trâmites online, diminuindo o prazo de forma que seja feito imediatamente - explica.

O alvará é uma licença concedida pela Prefeitura, permitindo a localização e o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais, agrícolas, prestadores de serviços, bem como de sociedades, instituições, e associações de qualquer natureza, vinculadas a pessoas físicas ou jurídicas.


Para solicitar o documento, o contribuinte deverá acessar o site da Jucerja –www.jucerja.rj.gov.br –, ou, se preferir, acessar o link disponibilizado no site da Prefeitura (www.pmsg.rj.gov.br). Entretanto, para utilizar o serviço é necessário criar um cadastro no site da Jucerja.


A ferramenta conta com informações sobre documentação, suas etapas e taxas necessárias para a obtenção do documento. Ao cumprir as etapas, o contribuinte receberá uma notificação de que seu alvará está disponível para a impressão.

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