Após críticas, barreiras mudam de horário e local em Niterói

Vereadores da base do governo Nelson Ruas insultaram prefeito Axel Grael em Sessão da Câmara realizada nesta quarta (14)


Por Cláudio Figueiras

Romario Regis fez o que se espera de um parlamentar: política. Articulou com autoridades niteroienses e conseguiu amenizar restrições impostas pelas barreiras sanitárias
Romario Regis fez o que se espera de um parlamentar: política. Articulou com autoridades niteroienses e conseguiu amenizar restrições impostas pelas barreiras sanitárias

A reação de moradores e da classe política do município de São Gonçalo contra a instalação das barreiras sanitárias foi forte, e a Prefeitura de Niterói teve que recuar.


A partir desta quinta-feira (15), os agentes da Secretaria de Ordem Pública estarão em dois pontos: na Avenida Feliciano Sodré, próximo ao Mercado de Peixe, e na Avenida Jansen de Melo, próximo à descida da Ponte Rio-Niterói.


As abordagens, que antes começavam pouco depois das 7h, agora serão feitas das 9h às 13h, nos ônibus, com medição de temperatura e distribuição gratuita de máscaras para passageiros.


As mudanças promovidas pela Prefeitura vão de encontro aos pedidos do vereador Romario Regis (PCdoB) às autoridades niteroienses, que reconsideraram o modelo de barreira adotado entre as duas cidades. As medidas de contenção implantadas geraram engarrafamentos, transtornos e uma saraivada de críticas dos gonçalenses ao prefeito Axel Grael (PDT).


Na Sessão Ordinária de ontem (14) na Câmara Vereadores de São Gonçalo a temperatura subiu. Grael foi a 'Geni' da sessão legislativa, insultado impiedosamente por parlamentares governistas e pelo vereador Jalmir Junior (PRTB), líder do governo Nelson Ruas (PL), que o chamou de "maricas" e "vagabundo", entre outros impropérios nada republicanos.


O vereador Vinícius (SDD), também governista, foi além, e disse que os adjetivos ao prefeito de Niterói eram na verdade uma ofensa aos maricas e vagabundos. Nelson Ruas não se manifestou sobre a polêmica.


Alheio aos xingamentos dos colegas, Romario, que articulava desde ontem encontro com autoridades niteroienses para a resolução do problema, foi recebido nesta manhã pelo prefeito Axel Grael, o vice Bagueira e os secretários de Saúde, Rodrigo Oliveira, e Executivo, Bira Marques. O encontro serviu como avalição das correções adotadas a partir de hoje, que incluíram ações educativas com passageiros do transporte público:


- A medida de ontem foi avaliada e as correções foram feitas. No dia de hoje, por exemplo, a ação foi educativa com distribuição de máscaras para quem não tinha. Os horários das barreiras também foram flexibilizados para não prejudicar o trabalhador Gonçalense.

Minhas críticas construtivas foram feitas dentro da dinâmica republicana e fui ouvido. Quem passou no moinho e na contorno já sabe disso - disse Romario em sua página no Facebook.

Num post anterior, no mesmo Facebook, o parlamentar rechaçou os insultos dirigidos ao prefeito de Niterói na Sessão da Câmara. Romario, um gamer notório, disse que agressão não cabe no trato político, só no vídeo-game:


- Não ofendo nenhum prefeito, gestor, parlamentar ou político pessoalmente e meu debate sempre será no campo das propostas e condução política de uma pauta. A população, as pessoas que são impactadas pela política podem perder a cabeça e eventualmente fazer uma crítica fora da relação republicana, mas eu não. Ter um mandato é filtrar e interpretar uma ofensa para politizar o tema. Aqui se faz política. Agressão é só no vídeo-game - observou.

De acordo com as medidas adotadas nas barreiras, caso alguma pessoa apresente temperatura acima de 37,5ºC, será encaminhada para atendimento médico em unidades municipais. Agentes da Guarda Municipal e da Nittrans estão envolvidos na operação, que conta ainda com operadores de trânsito orientando o tráfego nos locais próximos às barreiras.


A ação reforça as medidas restritivas adotadas nas últimas semanas pela Prefeitura de Niterói para diminuir o contágio da Covid-19 no município. Atualmente, cerca de 30% dos pacientes internados em Niterói são de outras cidades.



MALUGA_2.jpg
QV1.jpg
Banner_300x250_Homem.gif