top of page

Bailarinos encenam 'Vidas Secas' no YouTube

Espetáculo, baseado na obra de Graciliano Ramos, estreia no dia 06 de abril

Fotos: Nilson Bastian

Estreia no dia 06 de abril, no canal do YouTube da Cenarte Produções, o espetáculo online “Vidas Secas”, livremente inspirado na obra de Graciliano Ramos, com concepção artística de Igor Lopes, que divide a direção com Alinne Kelly Curvão.


O espetáculo traz à tona alguns temas que fazem parte não só da realidade nacional, como também universal: a opressão do homem pelo homem; o problema da seca e da água, oriundo de um desequilíbrio socioeconômico e ambiental. Doze bailarinos corporificam imagens presentes, numa leitura que foge ao regionalismo, mas que busca refletir a “seca” de outra perspectiva.

- Trata-se de uma homenagem ao povo brasileiro através do nordeste, onde trago símbolos da cultura popular, uma riqueza imensurável, além do retirante do sertão que considero patrimônio nacional de resistência e exemplo de coragem para todo brasileiro. Ressignificar Vidas Secas em arte contemporânea (dança teatro) tem sido um desafio necessário na minha história. Como coreógrafo preto, morador de uma periferia do Rio, sei exatamente o que é viver em uma realidade com falta de recursos de subsistência. Vidas Secas é uma crítica social que se aplica a qualquer realidade e eu decidi contextualizar no urbano - explica Igor Lopes.

O artista diz ainda que "Vidas Secas" é uma homenagem ao povo brasileiro através do nordeste, com símbolos da cultura popular, "uma riqueza imensurável, além do retirante do sertão que considero patrimônio nacional de resistência e exemplo de coragem para todo brasileiro". E arremata:


- Amo fazer arte em suas diversas linguagens por isso sempre trago instalações ao palco em forma de cenário. Em parceria nas coreografias convidei Tiago Oliveira , coreógrafo potente e com uma corporeidade única. A direção geral divido com minha irmã Alinne Kelly Curvão. Arrisco a tentativa de trazer um novo olhar na dança contemporânea carioca.


Espetáculo de Dança 'Vidas Secas' foi concebido e executado em sua totalidade por premiados e renomados bailarinos gonçalenses e foi premiado no Edital de retomada cultural do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Aldir Blanc, sendo uma realização do Centro de Arte Dimensões (CENARTE).


Serviço:

6 de abril – terça-feira – 20h

transmissão on-line gratuita - CANAL DO YOUTUBE: CENARTE DIMENSÕES

Classificação livre

Duração 60 minutos

Ficha técnica:

Direção Geral : Igor Lopes e Alinne Kelly Curvão

Concepção Artística: Igor Lopes

Coreografia: Tiago Oliveira e Igor Lopes

Preparação Corporal: Cenarte Dimensões

Cenografia: Igor Lopes e Plástica: Joel D´Castro

Direção Musical: C-Afrobrasil e Luan

Figurinos: Gleydson Castro

Produção: T.Piquet Cultura E Arte

Projeto Gráfico: Alinne Kelly Curvão

Bailarinos: Ana Clara Cayres, Anderson Carvalho, Letícia do Carmo, Letícia Xavier, Lucas Santos, Marcelo Souza, Pamela Costa, Paulo Fernandes, Peter Gonçalves, Reinaldo Dutra, Silvia Carvalho e Wallace Guimarães

Filmagem e Edição: Verus Filmes


Redes

@cenarte @teatroarmazem e @dimensoesciadedanca.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page