top of page

Barricadas tomam Estrada de Itaúna

Por *Maria de Lourdes Nogueira

O Rolé de hoje começa com A Tribuna. Durante o depoimento prestado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia, o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, subiu o tom contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o político, destituído em abril do governo fluminense, Bolsonaro não deu o auxílio necessário no combate à pandemia da covid-19.


Wilson Witzel ainda apontou a falta de diálogo com o governo federal como fator prejudicial no combate à pandemia da covid-19. Além disso, ele acusou alguns deputados estaduais, sem citar nomes, de sabotagem na implantação dos hospitais de campanha. “Houve uma sabotagem dos hospitais de campanha por alguns deputados estaduais”, afirmou.


Na noite desta terça-feira (15), o benefício de aluguel social ainda não recebidos por mais de 50 ex-moradores e o processo de desapropriação dos apartamentos do Edifício Nossa Senhora da Conceição, conhecido como "prédio da Caixa”, no Centro de Niterói, por parte da prefeitura, voltou a ser palco de discussão na Câmara de vereadores.


A audiência pública organizada pelo vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), membro da comissão de Direitos Humanos, recebeu representantes de diversas instituições e moradores do prédio. A desocupação do prédio da Caixa aconteceu por determinação da justiça após uma ação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro apontando condições precárias e risco de incêndio (Plantão Enfoco).


Através do Toda Palavra. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização para a importação excepcional da vacina Sputnik V, agora também pelos estados do Rio Grande do Norte, de Mato Grosso, Rondônia, do Pará, Amapá, da Paraíba e de Goiás. Nesta terça-feira (15), a importação aprovada também deverá ser realizada sob condições controladas, assim como a deliberação feita no dia 4 de junho para o Consórcio Nordeste.


De acordo com a Anvisa, foram estabelecidas as mesmas responsabilidades e condicionantes. As principais condições preveem que a vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis e que todos os lotes dos imunizantes importados somente poderão ser destinados ao uso após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).


O imunizante deverá ser utilizado em condições controladas com condução de estudo de efetividade, com delineamento acordado com a agência e executado conforme Boas Práticas Clínicas; a Anvisa poderá, a qualquer momento, suspender a importação, distribuição e uso das vacinas importadas; dentre outros aspectos destacados no voto do relator.


No O São Gonçalo, na manhã desta quarta-feira (16), os moradores da Estrada de Itaúna, em São Gonçalo, foram surpreendidos ao perceberem que a rua principal, na qual trafegava o ônibus da linha 55, estava com muitas barricadas, dificultando o acesso da população ao local.


Em nota, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou “que as ações para remoção de obstáculos colocados em vias públicas ("barricadas") são planejadas seguindo informações oriundas de denúncias e do Setor de Inteligência, sendo respeitadas as determinações atualmente vigentes (comunicação ao Ministério Público, por exemplo) e contando com o apoio de órgãos de outras esferas do Poder Público que contam com maquinário adequado para retirada de tais artefatos.


Na noite de terça-feira (15), no mesmo dia em que foi lançado o programa ‘Bairro Seguro’, com reforço de mais três viaturas da Polícia Militar em Itaipuaçu, o distrito foi alvo da ação de criminosos que realizaram pelo menos três assaltos na região. Segundo informações das vítimas, o veículo se aproximava com os faróis apagados e anunciavam o assalto, pedindo o celular, bolsa e pertences pessoais. Ninguém foi preso na ação (Maricá Info).


Encerrando o Rolé de hoje, a cidade do Rio de Janeiro começou a vacinar hoje (16) contra a covid-19, trabalhadores do ensino superior, profissionalizante e outros cursos. Quem não conseguiu comparecer hoje aos postos de vacinação, poderá ser vacinado na repescagem do dia 23 de junho, na qual também serão imunizados aqueles profissionais da educação básica que ainda não garantiram sua dose na semana passada. Para ser imunizado, o profissional deve apresentar contracheque ou declaração da instituição onde trabalha (O Fluminense).


*Estagiária.





POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page