top of page

Bikes 'vermelhinhas' gratuitas para os moradores de Maricá passearem pela cidade

Prefeitura instalará estações para 200 bicicletas gratuitas na cidade

As bicicletas serão fabricadas por uma empresa terceirizada, vencedora de uma licitação, que também se responsabilizou por construir as estações e fazer a manutenção das “bikes/Foto: Divulgação
As bicicletas serão fabricadas por uma empresa terceirizada, vencedora de uma licitação, que também se responsabilizou por construir as estações e fazer a manutenção das “bikes/Foto: Divulgação

A partir de janeiro do próximo ano, a Prefeitura de Maricá, através da autarquia Empresa Pública de Transportes (EPT), instalará 20 estações com total de 200 bicicletas distribuídas pela cidade. Apelidadas de “Vermelhinhas”, elas serão disponibilizadas gratuitamente para a população. A operação está prevista para acontecer já em janeiro com a instalação das 10 primeiras estações que contarão com 100 “bikes”. No mês seguinte, em fevereiro, a ideia é que mais 10 estações sejam erguidas para abrigar outras 100 bicicletas.


Inicialmente estão previstos para receberem as estações os bairros de Itapeba, Mumbuca, Centro, Araçatiba, Boqueirão, Barra de Maricá, Guaratiba e Ponta Negra. De acordo com o presidente da EPT, Celso Haddad, após esta fase de implantação outros bairros serão contemplados com o projeto.


- Estamos com outro processo iniciando com quase o triplo do quantitativo do que vai começar em janeiro que vai abranger a área de Itaipuaçu, Condado e as áreas que já têm ciclovias e ciclofaixas - adiantou.


A EPT informa ainda, que serão disponibilizadas duas formas de passe para utilização do sistema: o Passe Online e o Passe Presencial. A EPT irá divulgar, em breve, o link para realização do pré-cadastro e o link para o pré-agendamento do atendimento presencial para os usuários que escolherem o Passe Presencial. A EPT também divulgará em sua página oficial, informativos com as instruções e orientações para utilização do sistema.


As bicicletas serão fabricadas por uma empresa terceirizada, vencedora de uma licitação, que também se responsabilizou por construir as estações e fazer a manutenção das “bikes”. Em contrapartida, a EPT fará toda a logística como a decisão de onde serão implementados os pontos de retirada das vermelhinhas, assim como seu tempo e as regras de utilização.


Com 38,2 km de faixas destinadas aos ciclistas, a cidade de Maricá tem a cultura do uso de bicicleta. Desde 2017 a Prefeitura vem revitalizando suas orlas com construção de ciclovias e ciclofaixas, estimulando o uso das “bikes”.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page