top of page

Boas e más notícias - por Dimas Gadelha


Mais uma pesquisa, mais um cenário de iminente vitória em primeiro turno do ex-presidente Lula/Reprodução Tijolaço
Mais uma pesquisa, mais um cenário de iminente vitória em primeiro turno do ex-presidente Lula/Reprodução Tijolaço

Na coluna deste domingo tenho quatro notícias para dar a você, leitor. Duas boas e duas ruins. Vamos assim: das ruins para as boas. A primeira notícia ruim é que Bolsonaro continua presidente até 31 de dezembro. A notícia boa é que o ex-presidente Lula se mantém firme na dianteira das intenções de voto segundo todas as pesquisas divulgadas nesta semana. Podendo, inclusive, liquidar a fatura ainda no primeiro turno.


A segunda má notícia se refere ao COVID que com a variante Ômicron explodiu em número de casos e pode aumentar mais ainda se não diminuirmos drasticamente o contágio. Nada garante que uma nova mutação do SarsCov2 faça surgir um vírus mais letal e resistente às vacinas hoje disponíveis para a população. Todo cuidado é pouco.



Mas a segunda boa notícia é sobre a eficácia das vacinas que nos dá um alento no coração. A terceira onda da pandemia está sendo avassaladora em termos de contágio com a variante Ômicron. Mas a nova cepa tem impacto pequeno em quem já está vacinado com as duas doses da vacina e impacto menor ainda em quem já está protegido com a dose de reforço. Isso tem levado muitas pessoas que antes eram relutantes com a vacina a se vacinarem, rendidas aos fatos. Ciência se faz em cima de fatos!


Isso é uma grande vitória contra o negacionismo que no Brasil está muito vinculado ao bolsonarismo. Por isso que essa boa notícia tem muito a ver com a primeira: quanto menor o efeito nefasto do bolsonarismo na sociedade, mais as chances do triunfo civilizatório nas eleições com a vitória de Lula já no primeiro turno.


Reiterando que desejo a todos saúde, com distanciamento social, uso constante de máscaras, higienização das mãos e vacinados. Eu sei que é difícil, mas vamos superar juntos Bolsonaro e a pandemia. 2022 só começa.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Dimas Gadelha é médico sanitarista, secretário de Gestão e Metas de Maricá e ex-secretário de Saúde de São Gonçalo.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page